Curso de Confecção de Instrumentos musicais do IFPR é premiado no II Senitif – Campus Telêmaco Borba

Curso de Confecção de Instrumentos musicais do IFPR é premiado no II Senitif

O Curso de Confecção de Instrumentos Musicais do Instituto Federal do Paraná – Câmpus Telêmaco Borba galgou a segunda colocação entre os projetos de inovação e empreendedorismo da rede federal de educação técnica e tecnológica. Em uma promoção do Instituto Federal do Maranhão o II SENITIF foi realizado entre os dias 24 e 27 de setembro de 2013, em São Luís. O evento teve como objetivo promover a inovação nos IF’s, preparando a comunidade docente e discente, para o desenvolvimento da pesquisa aplicada.

Rafael Augusto Michelato, Coordenador do Projeto Luteria, que abarca o curso de Confecção de instrumentos musicais, comenta que “a participação e premiação nestes eventos é muito importante para o curso de confecção de instrumentos musicais, pois se trata de uma vitrine para o nosso projeto, e também uma forma de mostrar que o IFPR faz inovação tecnológica, preocupada com a inclusão social e produtiva dos envolvidos no projeto” a Diretora do Câmpus Telêmaco Borba, Prof. Karina Mello Bonilaure, afirma que “a premiação só vem a reconhecer um trabalho que está sendo muito bem realizado, preocupado com as demandas produtivas da cidade de Telêmaco Borba, oferecendo uma possibilidade de diversificar o uso da madeira plantada na região, outras possibilidades formativas que o câmpus oferece, dando oportunidades a Jovens se capacitarem em uma área com tanta escassez de mão de obra”.

A mostra tecnológica dos IF’s contou com a participação de todos os Institutos Federais do Brasil e algumas unidades do SENAI, a segunda colocação entre os melhores projetos do Brasil é um fator de motivação para os alunos do curso que conseguem verificar a envergadura do projeto em que estão participando, e que se trata de um projeto que apesar de novo já possui uma representação nacional forte, sendo aceito para apresentação em congressos, mostras encontros, etc.

O Projeto Luteria é fruto da parceria entre IFPR, a ONG Unicultura, e a empresa Klabin S/A, o projeto abarca o curso de Confecção de Instrumentos musicais, a criação de uma Cooperativa com os alunos egressos do curso, a formação continuada de professores para utilização dos instrumentos em sala de aula e a formação de uma orquestra infanto-juvenil. Além do Premio no II SENITIF, o Projeto foi também premiado pelo Ministério da Cultura pelo plano Brasil Criativo (economia Criativa)e aprovado em uma seleção Nacional para a participação do Encontro Nacional de Educação Empreendedora em Brasília.