Curso de Extensão: Estruturando um projeto de pesquisa na área de educação – Campus Telêmaco Borba

Curso de Extensão: Estruturando um projeto de pesquisa na área de educação

A proposição de um curso extensionista e Introdutório à Metodologia de Pesquisa é um desafio, e ao mesmo tempo necessário, considerando a amplitude e diversidade de temas, as diferentes correntes filosóficas, as abordagens, assim como, as especificidades das pesquisas em andamento no país e no mundo, considerando as mais diversas áreas de conhecimento. Para tanto, a fundamentação dessa proposta tem como cerne desmistificar a construção de um projeto de pesquisa, e consequentemente de um artigo científico na área de ensino, mais precisamente dentro de ambientes/espaços formais e informais, onde aconteçam a transmissão de conhecimento. Seguindo esse princípio, e considerando a necessidade de difusão de saberes específicos atrelados às fundamentações de ordem prática, teórica e metodológica, pensou-se na elaboração de um curso de caráter formativo, teórico/prático destinado ao desenvolvimento continuado de estudantes de ensino médio integrado, graduandos e docentes nas diferentes áreas dos saberes, em especial àqueles que se encontram no exercício do magistério, na rede pública e particular da cidade de Telêmaco Borba – PR. Assim, ao final do processo construtivo, esperamos que os cursistas adquiram familiaridade com os conceitos estruturantes e balizadores de um projeto de pesquisa na área de educação, em consonância com suas realidades sociais, políticas, culturais. Dentre as normatizações destacaremos a ABNT 15287/2005 e outras correlatas, além da Resolução n. 510 de 07 de abril de 2016 do comitê de ética em pesquisa.
Público-alvo: Estudantes finalistas do Ensino Médio Integrado, Graduandos e Docentes da Rede Pública de Ensino de Telêmaco Borba.
Carga-horária: 60 horas (40 horas presenciais e 20 horas à distância).
Total de vagas = 25 (vinte e cinco).
Período de Inscrição = Abril a junho de 2020 (formulário online).
Proponente: Prof. Dr. Vanderlei Antonio Stefanuto -IFPR – Telêmaco Borba.

Link para inscrição