Curso Técnico Integrado em Florestas realiza visita à Klabin – Campus Telêmaco Borba

Curso Técnico Integrado em Florestas realiza visita à Klabin

No dia 5 de abril de 2013, a turma do Curso Técnico em Florestas – Ensino Médio Integrado, realizou uma visita na empresa Klabin, onde tiveram a oportunidade de conhecer os tipos de inventário e os seus métodos para obtenção de dados para conhecer o desenvolvimento dos seus povoamentos Pinus sp. e Eucalyptus sp.

As coletas de dados de diâmetro e altura são realizadas pela empresa terceirizada, a RS Florestal, a qual gentilmente nos permitiu acompanhar este trabalhado, realizando as atividades passo a passo para que os alunos pudessem acompanhar e entender todo o processo feito pelas equipes de inventário.

As atividades práticas realizadas dentro da empresa permitem aos alunos ver a utilização prática dos conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula, compreendendo as dificuldades e a importância das equipes de campo para obtenção dos dados que fornecerão informações, as quais serão processadas para conhecer o desenvolvimento da floresta, por espécie, clone, sítio e assim fazer o ranking do material genético desenvolvido pela empresa para produção de celulose.

Os alunos foram recebidos pelo Edinaldo A. Orador, supervisor de Inventário Florestal no escritório florestal localizado na Lagoa, Telêmaco Borba, para participarem da integração onde tiveram orientações e uma rápida explicação sobre o uso de EPI’s com o técnico de segurança do trabalho Vanderley. Depois assistiram uma apresentação com o técnico florestal Edinaldo explicando como é realizado o planejamento do inventário e métodos para obtenção dos dados usados pela equipe de campo da empresa RS Florestal composta por: Marcelo, Fabiano, Izael, Reinaldo e Cristiano.

As atividades práticas da visita foram realizadas em uma parcela de inventário contínuo de Eucalyptus urograndis (E. grandis x E. urophylla) com 3 anos de idade, altura média de 15 metros. Os alunos tiveram a oportunidade de realizar observações de altura com o instrumento usado pela empresa.

Para os alunos foi muito gratificante poder conhecer a rotina de trabalho da empresa e a necessidade de se conhecer o desenvolvimento dos povoamentos florestais, além de permitir um maior contato com empresas florestais do município.