Certificação de Conhecimentos Anteriores / Aproveitamento de Conhecimentos Anteriores
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CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTO ANTERIORES
Entende-se por Certificação de Conhecimentos Anteriores a dispensa de frequência em componente curricular do curso do IFPR em que o estudante comprove excepcional domínio de conhecimento através da aprovação em avaliação;
A avaliação será realizada sob responsabilidade de Comissão composta por professores da área de conhecimento correspondente, designada pela DIEPEX, a qual estabelecerá os procedimentos e os critérios para a avaliação, de acordo com o previsto no projeto do curso e terá quinze (15) dias úteis para a expedição do resultado;
Poderá ocorrer por solicitação fundamentada do estudante, que justifique a excepcionalidade, ou por iniciativa de professores do curso;
Não se aplica a Certificação de Conhecimentos Anteriores para o componente curricular de Projeto Integrador, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia, bem como para Estágio Supervisionado;
O estudante deverá estar matriculado ou ainda não ter cursado o(s) componente(s) curricular(es) para o(s) qual(is) solicita a certificação de conhecimentos, até que seja expedido o resultado do seu pedido de aproveitamento.
FLUXO CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES
1° Aluno entra com pedido de certificação de conhecimento na secretaria acadêmica.
2° Secretaria envia através do SEI o pedido para Coordenação de Curso, com despacho contendo nome do aluno e disciplinas requeridas e histórico escolar como anexo;
3º Coordenação de Curso analisa pedido, e em caso de deferimento envia processo para Coordenação de Ensino emitir a portaria com o nome dos professores responsáveis pela certificação.
Caso pedido seja indeferido Coordenação de Ensino envia processo novamente para a Secretaria acadêmica através de um Despacho com a justificativa para o indeferimento.
4° Após emissão da portaria, Coordenação de Ensino envia processo para Coordenação de Curso a qual ficará responsável por avisar os professores sobre as avaliações e prazos conforme previsto no calendário acadêmico.
5° Após aplicação da certificação, a Coordenação de Curso deverá emitir em parecer com o Resultado, conforme modelo, e enviar o processo para Secretaria Acadêmica.
APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES
- O aproveitamento de estudos anteriores compreende o processo de aproveitamento de componentes curriculares ou etapas (séries, módulos, blocos) cursadas com êxito em outro curso.
- O pedido de aproveitamento deve ser avaliado por Comissão de Análise composta de professores da área de conhecimento, seguindo os seguintes critérios:
- I – correspondência entre a instituição de origem e o IFPR em relação às ementas, ao conteúdo programático e à carga horária cursados. A carga horária cursada não deverá ser inferior a 75% daquela indicada na disciplina do curso do IFPR;
- II – além da correspondência entre as disciplinas, o processo… poderá envolver avaliação teórica e/ou prática acerca do conhecimento a ser aproveitado.
- O estudante deve estar matriculado no componente curricular para o qual solicita o aproveitamento, ou ainda não tê-lo cursado.
- O resultado do pedido de aproveitamento realizado pelo aluno não deve ultrapassar 10 (dez) dias úteis;
- É vedado o aproveitamento de estudos entre níveis de ensino diferentes.
FLUXO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES
1° Aluno entra com pedido de aproveitamento de estudos anteriores na secretaria acadêmica.
2º No ato do pedido o aluno deverá entregar o formulário de solicitação preenchido, histórico escolar completo e atualizado da instituição de origem, da ementa e do programa do componente
curricular, autenticados pela Instituição de ensino credenciada pelo MEC
3° Secretaria envia através do SEI o pedido para Coordenação de Ensino, com despacho contendo nome do aluno, formulário de solicitação e demais documentos digitalizados;
4º Coordenação de Ensino emite a portaria para análise do aproveitamento e envia processo para Coordenação de Curso;
5° Após análise, Coordenação de Curso deverá emitir um parecer com o resultado da solicitação, conforme modelo, e enviar o processo para Secretaria Acadêmica.