Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi lembrado com atividades no Campus Telêmaco Borba
Publicado em
O Autismo é um transtorno de desenvolvimento cerebral que tem como características mais marcantes a dificuldade em se comunicar, em interagir socialmente e usar a imaginação.
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, foi lembrado por alunos e servidores do Campus Telêmaco Borba, na última segunda-feira (2).
Todos foram convidados a vestir-se de azul e durante todo o dia foram feitos registros fotográficos. Convencionou-se a cor azul para representar o Autismo tendo em vista a maior prevalência na população masculina, embora também possa acometer as mulheres.
Também foram postadas ao longo do dia, nas redes sociais, referências de livros, séries e filmes que abordam o tema e ajudam a esclarecer dúvidas.
Confira algumas sugestões:
Séries:
Atypical
Sam ( Keir Gilchrist) é um jovem autista de 18 anos que está em busca de sua própria independência. Nesta jornada, repleta de desafios, mas que rende algumas risadas, ele e sua família aprendem a lidar com as dificuldades da vida e descobrem que o significado de “ser um pessoa normal” não é tão óbvio assim.
Fonte:
https://www.adorocinema.com/series/serie-21143/
Sherlock
Baseada nos livros de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock conta as aventuras do detetive particular Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) e seu fiel escudeiro, Dr. John Watson (Martin Freeman), na Inglaterra dos dias de hoje.
Fonte:
https://www.minhaserie.com.br/serie/594-sherlock
Sherlock é um personagem fascinante e com muitas características que indicam que ele estaria dentro do espectro do autismo.
Livros:
O estranho caso do cachorro morto
Criado entre professores especializados e pais que definitivamente não sabem lidar com suas necessidades especiais, Christopher Boone tem 15 anos e sofre do mal de Asperger’s, uma forma de autismo. Adora listas, padrões e verdades absolutas. Odeia amarelo e marrom e, acima de tudo, odeia ser tocado por alguém. Christopher nunca foi muito além de seu próprio mundo, não consegue mentir nem entende metáforas ou piadas. É também incapaz de interpretar a mais simples expressão facial de qualquer pessoa. Um dia, Christopher encontra o cachorro da vizinha morto no jardim, é acusado do assassinato e preso. Depois de uma noite na cadeia, decide descobrir quem matou Wellington, o cachorro, e escreve um livro, relatando suas investigações.
O Menino de Alepo
Esse romance, que se passa em meio à guerra da Síria, conta a história de um menino que sofre de Síndorme de Asperger e vive uma vida tranquila com a família em Alepo até estourar o conflito. Seus irmãos são convocados para o exército, seus pais desaparecem, a cidade encontra-se sitiada e ele e a irmã mais velha, sua melhor amiga e guardiã, tentam cruzar o país para tentar encontrar com os irmãos em Damasco. Quando a irmã acaba sequestrada por soldados do Estado Islâmico, o protagonista é obrigado a tentar se comunicar com o mundo através de cores, tintas e pinturas para chegar até seu destino, contando com a solidariedade das pessoas que encontra pelo caminho e encarando os horrores da guerra de forma muito peculiar e emocionante.
Filmes:
Power Ranger
O Ranger Azul, Billy terá autismo (também conhecido como transtorno do espectro autista), revelou seu intérprete, RJ Cyler, em entrevista ao Screen Rant.
Fonte:
https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-129637/
No filme o Ranger Azul se declara autista e apresenta algumas características leves, mas que confirmam a questão.
Forest Gump
O bullying sofrido em decorrência do seu andar desajeitado e seus interesses obsessivos é evidenciado no filme. Não obstante, esse seu jeito fez com que ele, em um período de 40 anos, exercesse forte influência nos fatos marcantes da história norte-americana, tornando-o bem sucedido e satisfeito com as suas realizações. Conviver com quem tem a síndrome de Asperger é uma ótima oportunidade para aprender com o alto poder de memorização e rápida capacidade de raciocínio, bem como na adaptação das habilidades sociais dos colegas de forma que estabeleçam vínculos com a criança.
Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.
https://www.jornaldaki.com.br/single-post/2015/03/17/Forrest-Gump-e-a-Sindrome-de-Asperger