Direção Geral do campus Telêmaco Borba esclarece sobre os cortes nas universidades e institutos federais. – Campus Telêmaco Borba

Na semana passada, a Direção Geral do Campus Telêmaco Borba reuniu os estudantes para uma conversa sobre o bloqueio de dotação orçamentária de cerca de 30%  anunciados pelo Ministério da Educação, nos repasses de verbas que, ordinariamente, são feitos às universidades e institutos federais.

Imediatamente após o anúncio, a equipe da Direção de Planejamento e Administração calculou os impactos desta medida às atividades do campus, e as reuniões vieram no sentido de evitar distorções e falhas de comunicação que frequentemente ocorrem nestes casos.

Tendo em vista o quantitativo de estudantes, que já ultrapassa mil matriculados, foi necessário repassar as informações em vários momentos. Ao todo, participaram da conversa centenas de alunos de todas as turmas, provenientes dos cursos de ensino médio integrados e superiores.

Durante as reuniões, a diretora-geral do Campus Telêmaco Borba, Karina Mello Bonilaure, e o diretor de planejamento e administração, Rubens Felipe Ribeiro, explicaram em que áreas este campus será afetado pelas medidas impostas pelo governo federal. Neste sentido, os cortes atingiram o campus, diretamente, em 31% nas despesas de capital (investimentos que seriam realizados para melhoria dos espaços voltados a ações de ensino, pesquisa e extensão) e 37% nas despesas de custeio (despesas como energia elétrica, abastecimento de água e serviços terceirizados de limpeza, manutenção predial, jardinagem, portaria e segurança).

Em todas as reuniões foi aberto o espaço para as considerações da comunidade acadêmica, quando todos os presentes tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas.

A Direção Geral permanece à disposição da comunidade acadêmica para explicar qualquer dúvida que ainda permaneça.

Dúvidas e pedidos de informações adicionais, pelos meios de comunicação locais, devem ser direcionadas exclusivamente ao setor de comunicação da reitoria do Instituto Federal do Paraná.