Eixo de Recursos Naturais realiza dia de Campo no IFPR: “Quando a educação se torna uma transformação” – Campus Telêmaco Borba

Neste sábado, dia 16/04 os alunos dos Cursos de Florestas e Agroecologia se reuniram no Campus de Telêmaco Borba para realizarem Dia de Campo sobre recuperação de uma nascente de água degradada, com orientação dos professores Roberto, João Luis, Ivã e Luciana. O objetivo da ação prática, além da integração dos cursos, foi de possibilitar a oportunidade de se produzir conhecimento na direção de conquistas e reformulações de conceitos através da prática para que os alunos possam difundir os conhecimentos adquiridos através da ação em forma de orientação para que toda a sociedade possa dela participar. A ONU declarou que 2011 é o Ano Internacional das Florestas e os alunos do eixo de recurso naturais encamparam a idéia de promover ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável. A recuperação da nascente e o plantio de diversas espécies pioneiras para a proteção da fonte estão sendo um exemplo prático que possibilitará a oportunidade dos alunos compartilharem da realidade que irão encontrar no campo profissional e com isso puderam valorizar ainda mais o esforço das ações conjuntas.  Para os envolvidos na ação, ficou bem claro, que as atitudes de mudanças devem começar em casa e, para depois expandirmos para à sociedade. O evento foi marcado também pela apresentação da aluna Daian Ribeiro declamando o poema “Arte de Viver” de Shakespeare, momento em que sensibilizou e homenageou todos os presentes.

Profa. Luciana Maestro Borges