Encerramento do Curso de Extensão em Educação Bilíngue de Surdos: especificidades da prática pedagógica bilíngue e bicultural, Projeto Renafor
Publicado em
No dia 11 de dezembro de 2024, aconteceu um momento Partilhas Pedagógicas como conclusão do Curso de Extensão em Educação Bilíngue de Surdos, uma parceria entre o Projeto Renafor, do MEC, a Reitoria do IFPR e nosso Campus. Nesse momento de partilha, os cursistas apresentaram seus projetos relacionados à temática do curso:
Inicialmente, a cursista Maria Júlia produziu um vídeo sobre as filosofias educacionais na Educação de Surdos e compartilhou sobre seu projeto “Intervalo em Libras” desenvolvido em nosso Campus.
Na sequência, as cursistas Angela e Márcia apresentaram um mapeamento inicial a cerca das pessoas surdas do nosso municipio e também o projeto de plaquinhas inclusivas em libras realizado por elas na Rede Municipal de Educação. As crianças intérpretes que participaram do projeto estavam presentes com suas famílias e receberam um certificado de intérpretes mirins.
As cursistas Neuli e Karile compartilharam suas trajetórias de formação e também o processo de produção do vídeo de “Chapeuzinho Vermelho” em Libras.
As cursistas Elidionete e Sandra organizaram um jogo de verdade x mito sobre a surdez e a Língua Brasileira de Sinais.
Por fim, o cursista Felipe apresentou seu protótipo de um jogo de tabuleiro voltado para aprendizes da Libras, que trabalha os parâmetros da língua e a escrita de sinais.
Deixamos nosso agradecimento especial às cursistas Neuli e Angela, por atuarem também como intérpretes ao longo do curso e desse momento de conclusão. Agradecemos ainda aos cursistas, familares, comunidade, estudantes e professores que participaram dessa noite tão importante.