Ensino Médio Integrado participa do Programa Viajar – Campus Telêmaco Borba

Ensino Médio Integrado participa do Programa Viajar

Nos dias 18 e 19 de setembro, os alunos do Ensino Médio Integrado em Mecânica e Florestas do Câmpus Telêmaco Borba realizaram uma viagem pedagógica para os Municípios de Paranaguá e Morretes no litoral paranaense. Esta viagem faz parte do Programa Viajar, coordenado pela Professora Mariana Ciminelli Maranho, que tem como objetivo planejar e executar viagens educativas com alunos, a fim de desenvolver situações de aprendizagens relacionadas a diversos conteúdos curriculares.

Nos primeiro dia, os alunos visitaram a Casa Mandicuera, localizada na Ilha dos Valadares – Paranaguá, um espaço de preservação da cultura caiçara, onde foi servido um almoço típico, seguido por uma conversa sobre o fandango e a cultura caiçara. Os alunos também aprenderam como são criados e construídos as rabecas, e dançaram fandango.

No segundo dia de viagem, ainda em Paranaguá, o destino foi o Porto de Paranaguá, em que tiveram inicialmente uma palestra sobre o funcionamento, economia e expansão do Porto na APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), e posteriormente conheceram a estrutura do Porto. Após a visita, o destino foi o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, onde estavam expostas as seguintes exposições: Cores do Xingu e Praticar Arqueologia.

O almoço foi em Morretes, com a comida típica, o Barreado. Uma tradição nos restaurantes da cidade é a demonstração deste prato para os turistas. E conosco não foi diferente. O aluno Fernando Souza foi o escolhido para tal demonstração. Os  alunos também conheceram a cidade e seus encantos e retornaram a Telêmaco Borba.

Maiores detalhes sobre a viagem encontram-se no Blog da aluna Lorena Pedroso: https://sereespensantes.blogspot.com.br/2013/09/viagem-escolar-paranagua-e-morretes.html