Estudante do IFPR realiza estágio no Canadá – Campus Telêmaco Borba

Estudante do IFPR realiza estágio no Canadá

O estudante Caio Macedo, do Curso de Tecnologia em Automação Industrial, do IFPR de Telêmaco Borba, iniciou no segundo semestre um estágio na área de Tecnologia em Instrumentação – Processos Automatizados no Laboratório da Confederation College e na Kam Valley Industries, no Canadá.

O estudante mora no Canadá desde outubro de 2016, onde participa de um intercâmbio promovido pelo CICanScholarships for Brazilian IF Students, um programa internacional desenvolvido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) em colaboração como Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Este programa, financiado integralmente pelo CiCan, tem como objetivo o desenvolvimento de mão de obra altamente qualificada em áreas tecnológicas para atender a demanda social do país, além da inserção do contexto da internacionalização no processo de formação acadêmica das instituições federais de educação tecnológica do Brasil.

Caio foi um dos 10 estudantes selecionados em toda rede pública federal de Ensino Profissional, Científico e Tecnológico, para estudar durante 16 meses no Canadá. O critério adotado foi, basicamente, o desempenho acadêmico do discente no curso e fluência na língua inglesa, pois era necessário o estudante apresentar mínima de 537 pontos no TOEFL ITP ou 6,0 no IELTS.

O coordenador do curso, Prof. Leandro Baran, ressalta a importância deste intercâmbio para o Campus, pois incentivará novos alunos a se prepararem para este tipo de programa, além da troca de experiências que será proporcionada pelo retorno do aluno ao Curso. Além disso, esta participação contribui para a consolidação do IFPR de Telêmaco Borba como referência de ensino e pesquisa, na área industrial da região.

O estudante destaca que esta é a melhor experiência de sua vida, pois além de ser um país muito desenvolvido, é onde tem evoluído pessoalmente e na área da Automação Industrial. Ele conta que ingressou no curso de Tecnologia em Instrumentação – Processos Automatizados, e que as aulas no Confederation College são mais dinâmicas e com muito foco na prática profissional.

Durante o período de estágio, Caio tem atuado na estrutura de equipamentos da área de instrumentação e da área digital, com máquinas e equipamentos automatizados, tendo contato com o ambiente industrial. No próximo semestre, o estudante cursará matérias do curso de Instrumentação e Engenharia Elétrica e retornará ao Brasil em dezembro de 2017, certamente com relevante conhecimento adquirido e aprimorado na área de Automação Industrial.