Estudantes do IFPR Campus Telêmaco Borba participam da 13ª Conferência Latino-Americana de Software Livre – Campus Telêmaco Borba

Notícias

Estudantes do IFPR Campus Telêmaco Borba participam da 13ª Conferência Latino-Americana de Software Livre

Publicado em

Copiado!

Entre os dias 19 e 21 de outubro, os estudantes dos cursos integrados ao ensino médio, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Informática para Internet, e estudantes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, participaram da décima terceira edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre. Este é considerado um dos maiores eventos de software livre do mundo.

A Latinoware 2016 reuniu, neste período, mais de cinco mil pessoas de vários países da América Latina e também de inúmeros estados brasileiros, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Pesquisadores, especialistas e colaboradores apresentaram centenas de propostas e projetos revolucionários, desenvolvidos a partir de programas e sistemas de softwares livres.

Os estudantes puderam assistir a palestra magna que foi proferida pelo genial Jon “Maddog” Hall, diretor executivo da Linux Internacional e considerado “papa” do software livre no mundo. No Cine teatro Barrageiros lotado, Maddog alertou o Brasil para usar melhor as aplicações relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Além da participação no evento, os estudantes visitaram o Parque Nacional do Iguaçu, podendo conhecer as Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade. O passeio ocorreu um dia antes ao início do evento, logo após a chegada em Foz do Iguaçu. Fizeram a trilha básica que inclui uma vista panorâmica das quedas. O contato com a natureza e animais nativos, presentes na trilha, foi importante para descontração após a viagem de aproximadamente 10 horas.

Os estudantes também puderam visitar o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho dentro do Parque Tecnológico de Itaipu, e participaram de uma atividade cultural dentro do evento que garantiu ingressos para assistir a estreia de filme no cinema.

A viagem e a sua preparação, propiciou aos estudantes momentos únicos. Em sua preparação, os estudantes participaram de diversas competições de programação de computadores ao longo do ano, se organizaram para arrecadar dinheiro. Na viagem puderam visitar muitos lugares, assistiram a diversas palestras, atualizando seus conhecimentos tecnológicos e abrindo suas mentes para o fantástico mundo do software livre, puderam conhecer e trocar experiências com outros estudantes de diversas localidades, palestrantes e grandes nomes do mundo da programação.

Topo