Estudantes e professores do IFPR – Câmpus Telêmaco Borba participaram de viagem pedagógica ao litoral paranaense – Campus Telêmaco Borba

Organizada pelas Professoras Mariana Maranho (Educação Física) e Luciana Pinheiro (Biologia), a atividade faz parte do Programa Viajar: arte e ciência, desenvolvida com objetivo de planejar e executar ações educativas ao alunos do Ensino Médio Integrado, contemplando situações de aprendizagens relacionadas a diversos conteúdos curriculares. Os professores Rafael Michelato (Educação Musical) e Paulo Gaiotto (Português) também acompanharam os alunos do segundo ano de Mecânica e Informática durante os dias 25 e 26 de junho de 2014.

Na manhã do dia 25, a visita foi à Ilha dos Valadares, mais especificamente na Casa Mandicuera sob orientação do Sr. Aorélio Domingues, morador daquela comunidade e construtor de instrumentos musicais (rabecas e violas) utilizados para tocar fandango. Na oportunidade, os alunos conheceram a cultura caiçara, gastronomia típica, participaram das danças de fandango e pau de fita, além de conhecer a oficina usada na confecção de instrumentos musicais. Todas essas informações, além de agregar enquanto experiência pessoal e também como parte do processo de ensino aprendizagem dos alunos, servirá de subsídio no desenvolvimento de um documentário que vem sendo organizado e produzido por estes estudantes do IFPR, o qual deve ser concluído no segundo semestre letivo de 2014.

Ainda no final desse primeiro dia, os alunos visitaram o Aquário Marinho de Paranaguá, espaço que abriga cerca de cem espécies de animais marinhos, como peixes, estrelas-do-mar e até pinguins. As espécies estão separadas em diferentes espaços, tornando a experiência mais didática. Segundo Paulo de Tarso, biólogo e coordenador técnico do Aquário, “a ideia é contar uma história […] queremos que o aquário seja uma vitrine das espécies, inclusive daquelas existentes no próprio Paraná”.

Em 26 de junho, iniciamos o dia com a visita ao Porto de Paranaguá. Fomos recebidos com uma palestra sobre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), vinculada ao Governo do Estado. Durante a palestra, a jornalista Giolete Feldhaus Babinski explicou aos alunos e professores alguns aspectos ligados ao funcionamento das operações portuárias, concluindo sua fala a partir da seguinte ideia: “essa experiência de falar com alunos de qualquer nível de ensino é fundamental tanto para os estudantes, pelas informações e oportunidade, quanto para o Estado que pode pensar no desenvolvimento ainda mais alinhado com a demanda dos cidadãos”.

Depois da palestra e de um pequeno passeio pelo porto, embora dentro do ônibus, os alunos registraram a visita com fotografias e um caloroso agradecimento à pessoa de Giolete, por conta da recepção que tiveram. Em seguida, fomos almoçar no restaurante Casarão em Morretes, momento em que foi apreciado o tradicional cardápio com o “barreado”.  Permanecemos na cidade até às 14h30, momento de retorno a Telêmaco Borba.