Evento – Asilo São Vicente de Paulo – Campus Telêmaco Borba

Evento – Asilo São Vicente de Paulo

No dia nove de março do ano de dois mil e vinte, o projeto de extensão intitulado: ” O resgate do sujeito idoso: uma mediação pedagógica no Asilo São Vicente de Paulo” realizou atividades didático-pedagógicas com os idosos. Coordenado pelos professores Célia Tamara Coêlho e Ronaldo Mendes Evaristo, essas ações  do projeto abarcam tanto atividades realizadas com os idosos do Asilo quanto com o corpo discente e docente do IFPR – Campus Telêmaco Borba. Neste dia, contamos com a presença dos alunos dos seguintes cursos superiores: Licenciatura em Física, Tecnólogo em Automação Industrial e Engenharia Elétrica.
Segundo a professora Célia, trabalhar com os idosos requer constantemente um ressignificar da nossa própria condição de existência, uma vez que o envelhecimento é um processo natural do viver que precisa ser trabalhado  de forma a possibilitar a conscientização dessa temática nas instituições de ensino.
Os idosos, com a proposta, puderam explorar a sua capacidade criativa por meio do desenho, da pintura e de colagem de representações tanto do seu cotidiano, quanto das suas memórias trazidas à tona pelo contato social com os alunos. Para os alunos, a extensão, no Asilo, agrega um conhecimento vivencial que se expande além do conteúdo programático escolar, já que o coloca em contato com a vida. Nesse dia, também entregamos as doações arrecadadas junto aos servidores no IFPR- Campus Telêmaco Borba, advindas da Campanha “Adote um Velhinho”.
Quem quiser participar do projeto como voluntário entrar em contato no seguinte email: celia.coelho@ifpr.edu.br
Agradecemos o apoio do Grêmio Estudantil dos representes dos alunos do Ensino Superior pela divulgação da proposta.