FICIÊNCIAS – Campus Telêmaco Borba

Notícias

FICIÊNCIAS

Publicado em

Copiado!

O Professor Luiz Diego Marestoni e os alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, do Câmpus Telêmaco Borba, Luiz Gustavo Bueno – do 2º Ano de Mecânica e Isabelle de Geus – do 2º Ano de Florestas, participaram entre os dias 19 e 21 de novembro da FICIÊNCIAS (Feira de Inovação das Ciências e Engenharias), em Foz do Iguaçu.

O trabalho apresentado no evento tem o título: Avaliação, desenvolvimento e importância socioeconômica de aquecedores solares de baixo custo.

O aluno Luiz Gustavo Bueno relatou sua experiência e participação no evento: Como esperado, a experiência de viver e estar no evento, foi única, fomos muito bem recebidos e acomodados no evento, estruturalmente e socialmente assim como todos os estudantes. A variedade de trabalhos, projetos, pesquisas especializadas em diversas áreas da ciência era um dos pontos mais interessantes do evento, assim como a diversidade de oficinas e palestras disponibilizadas para alunos e professores presentes.

No primeiro dia do evento, todos os expositores ou alunos e coordenadores, ficaram responsáveis pela organização de seus stands, algumas oficinas e palestras foram realizadas no dia, além do curioso museu MUDI, que trazia varias curiosidades e experimentos sobre matemática, física e biologia.

Começamos o segundo dia com muitas oficinas e palestras que aconteceram durante o dia, além da curiosa visita ao planetário do Polo astronômico Casimiro Montenegro Filho, na minha opinião, incrível e uma experiência única.

No terceiro dia foi um pouco triste, pois tínhamos que nos despedir de todos os amigos que ali conhecemos, além de se despedir da bela Itaipu e da linda cidade de Foz do Iguaçu. O recolhimento e desmanche dos stands foram rápidos, e antes do meio dia o encerramento do evento com as premiações foi efetuado. Somente a participação já valeu muito a viagem e as horas cedidas para o desenvolvimento durante o ano do projeto.

Isabelle de Geus, também nos conta sobre a participação no FICIÊNCIAS: foi algo muito bom e legal, pois consegui aprender novas coisas, entender alguns assuntos novos, fazer novas amizades e visitar a Itaipu.

O fato também de termos ido em uma viagem de carro com o nosso professor de física, foi bem interessante, porque vimos que a física está muito presente em nosso cotidiano e que em tudo tem um pouco de física.

Na feira consegui perceber que existe muita gente preocupada com o futuro e com inovações, além de que existem pessoas de todas as idades fazendo projetos. A troca de experiências e de cultura que existiu, foi muito grande, porque tinha pessoas de vários lugares e pelo fato da feira também ter a participação dos paraguaios e argentinos. Como o evento foi realizado dentro do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), foi uma experiência diferente do que ir como turista, pois conseguimos ver outras coisas além da rota turística e entender um pouco de como funciona as coisas dentro de Itaipu.

Gostei muito de poder ter esta experiência, espero que em breve possa participar de outras feiras.

Topo