IFPR abre concurso público com mais de 180 vagas para técnicos e docentes; são 18 vagas no Campus Telêmaco Borba – Campus Telêmaco Borba

Estão abertas as inscrições para o concurso público do Instituto Federal do Paraná (IFPR). São 11 vagas para docentes e 7 para técnicos administrativos em educação (TAE) — confira os editais no final da matéria — no IFPR Campus Telêmaco Borba. As inscrições seguem até as 14h do dia 16 de março de 2023.

Neste certame, organizado pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR), a escolha da cidade de lotação será feita já no ato da inscrição. O concurso reserva vagas, de acordo com legislação específica, para pessoas com deficiência e população negra.

As inscrições serão realizadas pelo site do NC/UFPR e têm o valor de R$220 para docentes; R$200 para as vagas de técnico nível E; e R$120 para as vagas dos níveis C e D. O pagamento deve ser realizado até o dia 17 de março, por meio do sistema PagTesouro e poderá ser feito por PIX, cartão de crédito ou boleto bancário.

Os salários iniciais variam de R$1.945,07 a R$8.361,33, de acordo com a carreira e o cargo escolhido. Os benefícios dos cargos podem ser encontrados na Lei nº 12.772/2012 (docentes) e Lei nº 12.702/2012 (técnicos) e suas atualizações.

Sobre a seleção

A Prova de Conhecimentos, na modalidade objetiva com 35 questões, será realizada no dia 21 de maio de 2023, a partir das 14h30, nas cidades de Capanema, Cascavel, Curitiba, Ivaiporã, Londrina, Palmas, Telêmaco Borba e União da Vitória. O comprovante de ensalamento será divulgado a partir das 18h do dia 15 de maio.

A prova para cargo técnico será composta de questões de língua portuguesa, raciocínio lógico, legislação aplicada ao IFPR e conhecimentos específicos. Já a prova para o cargo de docente será composta por questões de língua portuguesa, fundamentos da educação, legislação aplicada ao IFPR e conhecimentos específicos. Acesse os editais com os conteúdos de cada cargo na página do NC/UFPR. (https://servicos.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=IFPR-PROGEPE-2023

O gabarito oficial e definitivo das questões objetivas será divulgado no site do NC/UFPR a partir das 18h do dia 19 de junho de 2023.

Já o processo de seleção de professores ainda terá outras duas etapas: Prova de Desempenho Didático, de caráter classificatório e eliminatório; e Prova de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório.

Serão classificados para a Prova de Desempenho Didático, a ser realizada em Curitiba, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 pontos na primeira etapa. A data dessa fase será publicada em edital específico, no site do NC/UFPR.

Leia atentamente os editais!