IFPR Campus Telêmaco Borba apresenta peça teatral Rainhas do Egito – Campus Telêmaco Borba

IFPR Campus Telêmaco Borba apresenta peça teatral Rainhas do Egito

No dia 24 de maio de 2023, no auditório do IFPR Campus Telêmaco Borba, foi apresentada a peça: Rainhas do Egito, Hatshepsut, Nefertiti e Cleópatra, uma narrativa sobre mulheres revolucionárias que desafiaram os poderes masculinos no Egito. A peça teatral contou com a colaboração da turma do terceiro ano do curso Técnico em  Automação Industrial, em parceria com o Projeto de Extensão Desconstruindo: Heranças do Patriarcado, desenvolvido no Campus.

O enredo teve como foco central a representação patriarcal, um poder que foi e continua agressivo e afeta as pessoas de diversas formas. A narrativa apresentou três mulheres do Egito que desafiaram o poder masculino, mostrou que desde os tempos mais remotos as mulheres, com suas capacidades, sabedorias e inteligências, planejaram, decidiram, mudaram realidades e ocuparam espaços comumente atribuídos aos homens. Embora as desigualdades de gênero existam desde tempos remotos, a história mostra que as mulheres sempre resistiram às manifestações patriarcais. Além disso, os conteúdos repassados, através da representação teatral, são rapidamente assimilados pois envolve a criatividade dos estudantes e a prática da pesquisa.

Para a professora Roseilda Maria da Silva, coordenadora do projeto e mediadora da peça, “o tema abordado possibilitou a compreensão da cultura egípcia e despertou, nos estudantes participantes, colaboradores e demais espectadores, o interesse pelos aspectos sociais, religiosos, econômicos e culturais daquela sociedade e possibilitou a compreensão de como o poder patriarcal ainda afeta as relações de gênero nos dias atuais.