IFPR Campus Telêmaco Borba realiza cerimônia de inauguração do CIP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa) e do Laboratório IF Maker – Campus Telêmaco Borba

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IFPR Campus Telêmaco Borba realiza cerimônia de inauguração do CIP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa) e do Laboratório IF Maker

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No dia 2 de junho foram inaugurados o CIP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa) e o Laboratório IF Maker do IFPR (Instituto Federal do Paraná) Campus Telêmaco Borba.

A mesa diretiva do evento contou com a participação do Diretor-Geral do Campus Telêmaco Borba, Rafael Poltronieri; do Deputado Federal, Aliel Machado; do Prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos; além dos seguintes convidados: o Engenheiro Civil da Diretoria Sistêmica de Infraestrutura do IFPR, Paulo Vergílio Guimarães Júnior; o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Leandro Roberto Baran; o Diretor de Planejamento e Administração, Rubens Felipe Ribeiro; a Coordenadora do Curso de Programação de Jogos Digitais e professora do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Introdução à Indústria 4.0, Suelyn Fernanda da Silva; o Coordenador de Pesquisa e Extensão e coordenador do curso FIC de Introdução à Indústria 4.0, Samuel Roberto Marcondes; e o estudante do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Automação Industrial, que representou todos os estudantes do campus, Carlos Henrique Silva dos Santos.

Processo

O Deputado Aliel Machado intermediou o Termo de Execução Descentralizada, no valor de 500 mil reais, junto ao MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação), o qual possibilitou a compra de equipamentos para o CIP e concessão de bolsas para o curso de FIC em Introdução à Indústria 4.0, que será ofertado para concluintes do Ensino Fundamental II, e iniciará no dia 06 de junho.

A construção do Laboratório IF Maker se deu graças ao recurso disponibilizado através de um edital do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), em que o campus participou e foi aprovado. Os trâmites foram por meio da SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica).

Agradecimentos

O campus agradece as estudantes Mariana Oliveira dos Santos, do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática para Internet, e Laiza Luiza Aires Pinto, do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Automação Industrial, que atuaram como Mestres da Cerimônia. 

E agradece também além de servidores, estudantes e familiares, os seguintes convidados que prestigiaram o evento:

Kesyane Ferreira e Mila Betim, Relação com a Comunidade da Klabin;

Michael Wilker Moura, Gerência de Tecnologia da Klabin;

Coordenadora de Extensão do IFPR, Samanta Ramos dos Santos Leske (representando a Diext/Proeppi);

Coordenadora de Empreendedorismo, Jociane França (representando a Agif/Proeppi);

Arquiteto Álvaro, da Diretoria de Infraestrutura do IFPR;

Secretária de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro;

Major da Polícia Militar, Pablo de Oliveira Rodriguez.

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Saiba mais!

Sobre o CIP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa)

O Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) do IFPR Campus Telêmaco foi constituído a partir dos avanços que passamos frente a atual transformação digital. Neste espaço o IFPR desenvolverá ações de ensino, pesquisa e extensão que vão desde qualificar a mão de obra dos profissionais que conduzirão essas evoluções nos processos dentro das empresas até a pesquisas de soluções estratégicas para a nova revolução industrial, ao que hoje chamamos de “Indústria 4.0”.

Neste espaço estão alocados o NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) e a COPEX (Coordenação de Pesquisa e Extensão) do IFPR Campus Telêmaco Borba, para coordenar todas ações a serem desenvolvidas. Além disso, equipamentos dedicados da área de Automação e Computação estão disponíveis, bem como uma infraestrutura para treinamentos e desenvolvimento de projetos de inovação, pesquisa e extensão.

O CIP é dedicado em ações direcionadas às necessidades da indústria moderna. Tem como principais pilares a Inovação, o Empreendedorismo, a Criatividade e as novas Tecnologias. Tecnologias estas emergentes nas empresas brasileiras, como IoT (Internet das Coisas), computação em nuvem, produção enxuta, simulações digitais, programação, computação, análises de dados, ente outras tecnologias da Automação e Computação.

O CIP proporcionará a incubação de projetos de pesquisas interdisciplinares de docentes e discentes, bem como a promoção de parcerias com empresas, órgãos públicos e outras instituições de ensino e pesquisa.

Sobre o espaço IF Maker

Com base na cultura maker, surge o espaço maker do IFPR (IF Maker), que proporciona um ambiente favorável para estimular novas ideias, criações, experimentações e descobertas. O IF Maker desperta a cultura do “aprender fazendo”, desenvolvendo nos alunos competências como: colaboração, empatia, criatividade e autonomia.

O laboratório IF Maker é um ambiente personalizado, que visa oferecer oportunidades para os estudantes colocarem a “mão na massa”, utilizando uma teoria da educação conceituada por “Learning by doing”, que significa “aprender fazendo”, ou seja, atuar em projetos aliando o conhecimento teórico ao desenvolvimento de habilidades. Nesse espaço, eles são incentivados a trabalhar a inovação e a criatividade por meio da aplicação de atividades e projetos interdisciplinares com uso de tecnologia, objetos recicláveis e sustentáveis, entre outros.

O desenvolvimento de diversas atividades no espaço maker busca estratégias para tornar mais atrativos os métodos de ensino e projetos adotados até então, através da união de ferramentas, metodologias ativas e recursos.

O objetivo principal deste espaço é desenvolver o espírito colaborativo, incentivar a criatividade, estimular o raciocínio crítico e aprimorar habilidades são aspectos que norteiam os trabalhos no IFPR e em toda a comunidade.

Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em “Introdução a Indústria 4.0”

O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Introdução a Indústria 4.0, na modalidade presencial, a ser desenvolvido entre junho e novembro de 2022, está fundamentado nas bases legais que regem a educação profissional e tecnológica, presentes na LDB nº 9.394/96 (BRASIL, 1996) atualizadas pela Lei nº 11.741/08 (BRASIL, 2008), e demais resoluções que normatizam a oferta da educação profissional brasileira, mais especificamente a que se refere à formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Respeitando a legislação vigente, o IFPR se caracteriza como uma instituição pública federal que procura oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, promovendo o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Conforme Art. 6º Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, dentre as finalidades e características dos Institutos Federais está: “promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão”.

Considerando essas afirmações, este projeto de formação busca definir as ações, metodologias e finalidades do curso FIC em “Introdução a Indústria 4.0”, contextualizando as diretrizes pedagógicas no âmbito do Instituto Federal do Paraná – Campus Telêmaco Borba. Sob aspectos tecnológicos, sabe-se que as primeiras linhas de montagem, introduzidas há 100 anos, e os computadores adicionados 50 anos depois, parecem quase primitivos, à medida que sistemas inteligentes evoluem no chão de fábrica. Na Indústria 4.0, realidade do momento no qual nos encontramos, a história da revolução industrial está se fundindo com os recursos em constante evolução da informação, computação e da automação.

Neste contexto, os ambientes inteligentes de fabricação orientados a dados da Indústria 4.0 são altamente flexíveis e eficientes (como resultado de sistemas autônomos ou quase autônomos), usando aprendizado de máquina, sistemas embarcados, big data, análises computacionais, inteligência artificial, redes neurais, sensores, impressão 3D e Internet das Coisas. Vemos exemplos disso ganhando força e se tornando mais populares em uma variedade de indústrias, incluindo agricultura, papel e celulose, alimentos e bebidas, madeira, eletrônicos, produtos farmacêuticos, transporte, dispositivos médicos, entre outras.

A transição processo desde a manufatura tradicional até os fabricantes prontos para a indústria 4.0, no entanto, apresenta uma série de barreiras que os envolvidos devem superar, destacando que os principais ativos da estrutura da Indústria 4.0 são as pessoas. De fato, a força de trabalho representa um componente crítico da transformação de negócios digitais. E acima de tudo, não devemos esquecer que, de fato, cultura e educação são as principais chaves para alavancar a promoção da conscientização e conhecimento dessas questões. Assim, a contribuição da oferta de um curso FIC em Indústria 4.0 na região de Telêmaco Borba e cidades vizinhas será de grande valia. Com a presente proposta, objetivamos oportunizar o primeiro contato das pessoas com a Indústria 4.0, colaborar com a formação qualificada e favorecer, dessa forma, a inclusão social e tecnológica.

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