IFPR e Prefeitura Municipal realizam a Escola da Dignidade e Cidadania. – Campus Telêmaco Borba

IFPR e Prefeitura Municipal realizam a Escola da Dignidade e Cidadania.

No dia 19 de Novembro o Instituto Federal do Paraná – Câmpus Telêmaco Borba em parceria com Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba foi sede de mais uma edição da Escola da Dignidade e Cidadania. O evento teve como objetivo a oferta de alguns serviços gratuitos e a apresentação do IFPR à comunidade.

Logo no início da tarde o Show de Skate Savana de obstáculos e longboard fez sua apresentação. No Pavilhão de Exposições a piscina de bolinhas, cama elástica, mesa de ping-pong e outras atividades recreativas fizeram a alegria da criançada.

No hall de entrada do bloco principal, a SMCER (Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação) fez uma exposição dos trabalhos realizados, como quadros do curso de pintura em tela, mural de fotos das atividades recreativas e alguns livros da biblioteca municipal. Além disso, a COOPATEB (Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba) prestou orientações sobre reciclagem.

Os Cursos Técnicos do IFPR também foram apresentados para a comunidade: No laboratório do curso de Florestas, foram expostos os Cursos do Eixo de Recursos Naturais, o curso de Design de Móveis mostrou os projetos mobiliários realizados e no laboratório de Informática os Cursos Técnicos em Informática para Internet e Programação de Jogos abriram espaço para que a população tivesse a oportunidade de conhecer suas atividades.

Os alunos da FATEB (Faculdade de Telêmaco Borba) prestaram assessoria jurídica e os colaboradores do LCMA (Lions Club Monte Alegre) proporcionaram testes de acuidade visual.

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) prestou orientações sobre saúde bucal, combate à Dengue e Segurança no Trabalho, além de aferição da pressão arterial e testes de glicemia.

“Cidadania quer dizer respeito a todos” explicou o vereador Agenor Rodrigues de Almeida (Teixeirinha) que representou a Câmara Municipal.

Karina Mello Bonilaure, Diretora do IFPR, mencionou que o evento é muito importante para todos e que o IFPR está aberto para trazer a escola mais perto da comunidade. “Os nossos professores quando ensinam, não ensinam apenas as matérias, mas participam de uma educação revolucionária”, ressaltou.

O Prefeito municipal, Dr. Eros Danilo Araújo, além de ressaltar a importância da Escola, comentou sobre o projeto Vizinho Vigilante destacando, também, a colaboração de todos para a manutenção da limpeza da cidade: “a cidade será mais limpa se cada um ajudar nessa tarefa”. Para finalizar agradeceu a participação de todos os colaboradores que contribuem para a realização da Escola da Dignidade e Cidadania.

Abrilhantando o evento, a Banda Marcial da Casa da Cultura apresentou algumas obras musicais, sob a coordenação do maestro Jean Sampaio.

O evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas.