IFPR publica edital do Processo Seletivo 2012 – Campus Telêmaco Borba

IFPR publica edital do Processo Seletivo 2012

Foi publicado nesta sexta-feira (7) o edital do Processo Seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR)  “clique aqui” . Em 2012, os 14 câmpus em funcionamento ofertarão 3005 vagas em 70 cursos técnicos. Em Telêmaco Borba, serão 240 vagas, distribuídas entre seis cursos técnicos: Florestas e Mecânica, na modalidade integrado ao Ensino Médio, e Eletromecânica, Informática para Internet, Programação de Jogos Digitais e Design de Móveis, na modalidade subsequente ao Ensino Médio. Os cursos são totalmente gratuitos e o ingresso será no primeiro semestre de 2012.

Das vagas oferecidas, 40% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes que realizaram todo o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio exclusivamente em escolas públicas e 20% serão de inclusão racial, para alunos de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Também haverá reserva de vagas para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%). À concorrência geral, serão destinadas 30% das vagas.

Provas

O Processo Seletivo será realizado em uma única fase no dia 11 de dezembro de 2011, no turno da tarde. A prova para os cursos na modalidade integrado (para candidatos que concluíram o Ensino Fundamental) será composta por conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia. Já para os cursos na modalidade subsequente (para candidatos que já concluíram o Ensino Médio) serão exigidos conhecimentos nas áreas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia).

O IFPR

O IFPR é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicâmpus e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. “Nosso diferencial é que estamos interiorizados, o que oportuniza facilidade de acesso e a criação de cursos voltados às realidades regionais”, afirma o reitor do IFPR, Irineu Colombo.

Mostra de Cursos

Nos meses de outubro e novembro, praticamente todos os câmpus do IFPR promovem mostras para explicar aos candidatos todos os detalhes sobre cada curso oferecido. Em Telêmaco, o evento ocorre dia 31 de outubro, das 09h às 21h, na Casa da Cultura (Av. Chanceler Horácio Laffer, 1200).

Mais informações sobre a Mostra de Cursos estão disponíveis em ifpr.edu.br/mostra/. No mesmo endereço também é possível consultar um Guia com informações sobre os demais cursos oferecidos pelo Instituto. https://www.ifpr.edu.br/mostra/guia.php.

Edital e formulário de Inscrições “Clique aqui”

Mais Informações:

Câmpus Telêmaco Borba