III Mini-Jornada de Agroecologia: Alunos do Curso Técnico em Agroecologia de Ortigueira realizam visita técnica em Comunidades Tradicionais. – Campus Telêmaco Borba

No último final de semana (27 e 28/11) os alunos da Turma de Agroecologia do IFPR realizaram a III Mini-Jornada de Agroecologia, organizada pelos professores Luciana e Roberto, visando atender a disciplina de Sociologia Agrária. Nesta viagem tiveram a oportunidade de visitar e conhecer os povos Cipozeiros e Faxinalenses, duas comunidades tradicionais fortemente ameaçadas pelo agronegócio e, desamparadas de políticas públicas de proteção a suas formas sociais e organizativas no Sul do Brasil. Dada as condições sociais e históricas esses grupos têm como principal característica sua invisibilidade social e o desconhecimento oficial, o que agravou-se nos últimos anos em razão do estímulo e avanço dos monocultivos agrícolas e florestais e da especulação imobiliária sobre os territórios tradicionais desses povos. Tais comunidades tradicionais estão na raiz do processo de ocupação e colonização da Planície Litorânea e da região com florestas de Araucária, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, onde se contabilizam, no presente, 40.000 faxinalenses e mais de 5.000 cipozeiros. A viagem possibilitou aos alunos o conhecimento e a aprendizagem sobre os diferentes usos da terra e dos recursos naturais por estes grupos sociais culturalmente diferenciados. Os alunos de agroecologia tiveram a oportunidade de conhecer e praticar a coleta, beneficiamento do cipó-imbé e da timbupeva (fibras naturais), além dos usos e formas de manejo das criações e dos recursos naturais nos faxinais, bem como o modo como essas comunidades enfrentam seus conflitos socioambientais.

Prof. Roberto Martins de Souza.