Indígenas Guaranis Nhandeva recebem oficina sobre PAA e PNAE – Campus Telêmaco Borba

Indígenas Guaranis Nhandeva recebem oficina sobre PAA e PNAE

Nessa segunda-feira, dia 30/01 a comunidade indígena do Tekoa Nhandeva de Pinhalzinho, localizada em Tomazina-Pr, recebeu os professores Roberto Martins de Souza e Luciana Maestro Borges, para realização de uma oficina sobre o Programa Nacional de Alimentação de Aquisição de Alimentos – PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. A explanação do tema foi solicitada pelas lideranças locais da Tekoa Pinhalzinho a partir do projeto de extensão do Eixo de Recursos Naturais do IFPR sobre a promoção da Sociobiodiversidade dos Indígenas Guaranis.

Os indígenas Guaranis do Tekoa Nhandeva de Pinhalzinho tem o objetivo de comercializar os excedentes de sua produção com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Entre os produtos a serem oferecidos pelos Guaranis estão a mandioca, mel, milho verde, batata-doce, abobora e frutas. Os alimentos produzidos pelos indígenas serão destinados à alimentação escolar e a entidades que atendem populações em situação de insegurança alimentar. Para que os indígenas preparem seus projetos para o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), eles irão participar de uma formação através do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em parceria com ARPINSUL sobre Agroecologia e Formação de Lideranças.

O incentivo a produção agroecológica junto aos povos indígenas vai ajudar a valorizar as atividades agrícolas que eles já realizam e permitir que os Guaranis ampliem sua produção agrícola. Segundo o professor indígena Reginaldo Alves uma das lideranças locais. “Esta é uma iniciativa importante para conseguirmos incluir o excedente da produção indígena nas cadeias produtivas locais”.

Profa. Luciana Maestro Borges