Inscrição no Processo Seletivo 2016 pode ser feita até o dia 20 de outubro – Campus Telêmaco Borba

Inscrição no Processo Seletivo 2016 pode ser feita até o dia 20 de outubro

Segue até o dia 20 de outubro o período de inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2016, que oferece 3,5 mil vagas para cursos técnicos de nível médio e mais de 1,2 mil para cursos superiores. Os interessados em tornar-se estudantes do IFPR devem acessar o portal do Núcleo de Apoio a Processos de Seleção (Naps), onde estão disponíveis os formulários eletrônicos para realização da inscrição.

A leitura dos Editais 020/2015 (para os candidatos aos cursos superiores) e 021/2015 (para os candidatos aos cursos técnicos) é imprescindível. No ato da inscrição, além do formulário, o candidato deverá preencher também um questionário socioeconômico.

Os cursos são oferecidos em 24 campi do IFPR, situados nas cidades de Assis Chateaubriand, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Quedas do Iguaçu, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.As provas serão realizadas no dia 29 de novembro de 2015, nas cidades citadas anteriormente.

Cotas destinadas à inclusão

O Processo Seletivo IFPR 2016 possui 80% de suas vagas referentes a cotas destinadas à inclusão. A seção “DOS CURSOS E VAGAS” dos editais apresenta detalhadamente como ocorre essa distribuição. As categorias de concorrência para os cursos técnicos são as seguintes:

C1: Vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos, com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escola pública;
C2: Vagas reservadas para candidatos autodeclarados indígenas, com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escola pública;
C3: Vagas reservadas para demais candidatos, com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escola pública;
C4: Vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos, com renda superior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escola pública;
C5: Vagas reservadas para candidatos autodeclarados indígenas, com renda superior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escola pública;
C6: Vagas reservados para demais candidatos, com renda superior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escola pública;
C7: Vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos;
C8: Vagas reservadas para candidatos autodeclarados indígenas;
C9: Vagas reservadas para candidatos com deficiência;
C10: Vagas reservadas para concorrência geral.

Para os cursos superiores, há também vagas reservadas para docentes do magistério (categoria C11).

Mais informações

Em caso de dúvidas, o candidato deverá entrar em contato através do e-mail processoseletivo@ifpr.edu.br.

Para mais informações, acesse a página da Funtef, organizadora do Processo Seletivo IFPR 2016.