Inscrições para o Pibic, Pibic-Jr e Pibex continuam abertas: bolsas ofertadas valorizam o estudante do IFPR – Campus Telêmaco Borba

Continuam abertas, até o dia 30 de novembro, as inscrições para concorrer a bolsas ofertadas pelos editais nº 15/2015, referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), nº 16/2015, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), e do edital nº 14/2015, referente ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex).

Segundo Larissa Mellinger, Diretora de Extensão, Inclusão e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), “as bolsas ofertadas pelos projetos do IFPR são uma forma de valorizar o esforço do estudante nesse processo, reconhecendo sua contribuição e o estimulando a buscar cada vez mais o conhecimento e esta visão/prática extensionista”.

Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex)

O Pibex tem por finalidade apoiar o desenvolvimento de projetos que dialoguem e contribuam com a sociedade, além de envolverem estudantes em demandas reais da comunidade externa ao IFPR.

De acordo com Larissa Mellinger, “o Pibex é uma oportunidade dada a professores e estudantes de alavancar projetos nas diferentes áreas temáticas e linhas da extensão, com o intuito de fortalecer as relações e troca de saberes entre o IFPR e a comunidade externa (instituições, organizações, movimentos sociais, diferentes coletivos e sujeitos sociais), contribuindo com suas demandas culturais, políticas, sociais, tecnológicas, científicas, educacionais.”

A diretora salienta que há inúmeros trabalhos que alcançam objetivos de extrema importância na relação com a sociedade. “Temos muitos bons exemplos de projetos que ocorreram em 2015, como na área de agroecologia e produção sustentável de Ivaiporã, Paranaguá, Assis Chateaubriand, Irati. Projetos que valorizam a história e a identidade local, como em Coronel Vivida, entre outros que trazem a temática da inclusão, dos direitos humanos, da cultura nos diferentes campi”, afirma.

Aos alunos selecionados pelos projetos aprovados serão destinadas bolsas de R$350,00, com vigência de abril a dezembro de 2016, totalizando 9 parcelas.

Para a inscrição, os proponentes deverão preencher o formulário eletrônico disponível aqui, além de enviar a proposta de extensão preenchida para o e-mail diext.proepi@ifpr.edu.br, conforme o Anexo I, em dois formatos digitais: um arquivo “doc” e outro arquivo “pdf”.

O cronograma completo encontra-se na seção 11 do edital, o qual deve ser lido na íntegra. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a Diretoria de Extensão, Inclusão e Cultura pelo e-mail diext.proepi@ifpr.edu.br.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr)

O Pibic-Jr do IFPR é destinado a estudantes do Ensino Técnico Integrado, Subsequente e Concomitante. Os programas, cujas bolsas têm vigência de março de 2016 a fevereiro de 2017, têm por finalidade despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais mediante a participação em atividade de pesquisa orientada por pesquisador qualificado.

Serão ofertadas bolsas para alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos ofertados pelo IFPR em qualquer um de seus campi. Serão concedidas até 2 bolsas para cada projeto de pesquisa, cujo valor é de R$ 350,00. A vigência das bolsas é de 12 meses, de março de 2016 a fevereiro de 2017.

No ato da inscrição da proposta, os servidores deverão enviar para o e-mail dipe.bolsa@ifpr.edu.br os seguintes documentos, não sendo aceitas propostas enviadas fora dos modelos anexos ao edital:

1. a) uma cópia, em formato PDF, do projeto de pesquisa (submetido ao Cope) e plano de trabalho para o aluno, com identificação do pesquisador (anexo I do edital);
  2. b) uma cópia, em formato PDF, do projeto de pesquisa (submetido ao Cope) e plano de trabalho para o estudante, semidentificação pessoal e do campus (anexo II);

O Edital Nº 15/2015 deve ser lido na íntegra, com atenção, pois possui todas as informações sobre o programa. Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa e Inovação da Proepi pelo e-maildipe.bolsa@ifpr.edu.br.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)

O Pibic oferta bolsas para estudantes regularmente matriculados nos cursos superiores de graduação ofertados pelo IFPR. Será concedida 1 bolsa por projeto de pesquisa, com vigência de 9 meses, de março de 2016 a dezembro de 2016. O valor das bolsas é de R$ 400,00.

No ato da inscrição da proposta, os servidores deverão enviar para o e-mail dipe.bolsa@ifpr.edu.br os seguintes documentos:

1. a) uma cópia, em formato PDF, do projeto de pesquisa (submetido ao Cope) e plano de trabalho para o estudante, com identificação do pesquisador (anexo I do edital);
  2. b) uma cópia, em formato PDF, do projeto de pesquisa (submetido ao Cope) e plano de trabalho para o estudante, semidentificação pessoal e do campus (anexo II).

O edital nº 16/2015 deve ser lido na íntegra; em caso de dúvida, entrar em com a Dipi pelo e-maildipe.bolsa@ifpr.edu.br.

Todos os editais e informações sobre estes e outros programas da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação podem ser encontradas em sua página virtual.