Líder do MST faz palestra aos alunos do curso Técnico Floresta – Campus Telêmaco Borba

Líder do MST faz palestra aos alunos do curso Técnico Floresta

Os alunos do curso Técnico em Florestas assistiram em sua última aula de Sociologia das Interpretações Agrárias, a uma palestra sobre Reforma Agrária, realizada pelo o Sr. Ariulino Alves Morais (Chocolate – morador do Assentamento Guanabara, localizado em Imbaú – PR), membro da Brigada Rosa de Luxemburgo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. “Seu Chocolate” deu-nos a oportunidade de compartilhar com os alunos da Turma de Florestas sua experiência e vasto conhecimento sobre a luta pela terra no Brasil, sobretudo ajudou-nos a compreender a importância da reforma agrária, bem como desfazer preconceitos e injustiças imputadas ao MST pela mídia e setores conservadores da sociedade.

A importância do evento marcou também o legado democrático que o IFPR deseja cunhar na região, ao possibilitar a abertura e diálogo com todos os setores da sociedade, demonstrando assim seu caráter público e seu compromisso com a inclusão social. Ao final de sua apresentação “Seu Chocolate” propôs aos alunos do curso uma visita ao Assentamento Guanabara a fim de conhecer os avanços produtivos, sociais e ambientais proporcionados pela reforma agrária. Na oportunidade, solicitou aos alunos que contribuam com seus conhecimentos na melhoria e recuperação dos recursos naturais dos diversos Assentamentos da região.

Prof. Roberto Martins de Souza