Lideranças Indígenas Guaranis fazem palestra a alunos de Floresta – Campus Telêmaco Borba

Lideranças Indígenas Guaranis fazem palestra a alunos de Floresta

A aula de Sociologia das Interpretações Agrárias do dia 28/03 teve a participação de 2 lideranças indígenas Guaranis do Sul do Brasil: Reginaldo Alves e Vanderson Guarani, ambos da Tekoa Pinhalzinho, localizada em Joaquim Távora – PR. O objetivo da aula é possibilitar a oportunidade de compartilhar com os alunos a realidade sociocultural e os conflitos vividos pelos indígenas de modo direto e sem mediações, momento em que os próprios sujeitos manifestam sua situação e contexto. A experiência dessas lideranças na luta pelos seus territórios no Brasil, ajudou-nos a compreender a importância da reforma agrária, bem como superar preconceitos e intolerâncias imputados a esse grupo social. A importância do evento marcou também o legado democrático que o IFPR deseja cunhar na região, ao possibilitar a abertura e diálogo com todos os setores da sociedade, demonstrando assim seu caráter público e seu compromisso com a inclusão social. O evento foi marcado também pela apresentação do projeto de recuperação da sociobiodiversidade realizado pela aluna Luciane Fidelis do 2º ano do curso de florestas junto aos indígenas Guaranis, bem como pela presença dos professores Jeferson e Luciana.

Prof. Roberto Martins de Souza