Mês de Luta: ações no Campus Telêmaco Borba em prol dos direitos das mulheres – Campus Telêmaco Borba

Mês de Luta: ações no Campus Telêmaco Borba em prol dos direitos das mulheres

No Campus Telêmaco Borba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), a VII Semana Mulheres e Olhares foi marcada por uma série de atividades que promoveram reflexão, debate e celebração em torno da participação das mulheres na sociedade e nas ciências. O evento, realizado com o apoio e organização do Grupo de Estudos Cultura, Identidades e Gênero (GECIG), do Cine Clube: cinema e realidade social no Campus Telêmaco Borba e do Coordenação de Ensino, ocorreu ao longo de vários dias, proporcionando um espaço valioso para discussões importantes.
Nos dias 05 e 06 de março, foram realizadas Rodas de Conversa sobre o tema “É necessário refletir, questionar e mudar”. Estes momentos proporcionaram uma oportunidade para as/os participantes discutirem questões relevantes relacionadas aos desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade atual e explorarem maneiras de promover mudanças significativas.
No dia 07 de março, destacou-se a Roda de Conversa intitulada “A participação das mulheres nas Ciências”, que contou com a mediação da Dra. Débora Forchetti e da Dra. Luiza Razêra. Esse diálogo enfatizou a importância da presença feminina em áreas historicamente dominadas por homens, destacando conquistas e desafios enfrentados pelas mulheres na busca pela igualdade de gênero no campo científico.
Já no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o evento foi marcado por apresentações culturais nos intervalos da manhã e da tarde, celebrando as contribuições das mulheres para a cultura e a sociedade em geral.
As atividades da Semana Mulheres e Olhares foram encerradas em 13 de março com a aplicação de uma atividade especial sobre as concepções de adolescentes em relação à luta das mulheres. Este último evento foi destinado ao público do Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude, proporcionando uma oportunidade valiosa para envolver a próxima geração nas discussões sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino.
A VII Semana Mulheres e Olhares no Campus Telêmaco Borba foi um sucesso, e destacou a importância contínua de promover diálogos e ações que visem a igualdade de gênero e o reconhecimento das contribuições das mulheres em todos os aspectos da sociedade.