Mulheres em Movimento organizam curso na Comunidade Libertação Camponesa em Ortigueira – PR – Campus Telêmaco Borba

A coordenadora do curso Técnico de Agroecologia, professora Dra. Luciana Maestro Borges, esteve nessa segunda (27/02), na Sede da Comunidade do Assentamento Libertação Camponesa, para promover uma sensibilização sobre o “Curso Mulheres em Movimento”, dirigido a mulheres camponesas em situação de vulnerabilidade social.

Nessa comunidade, vivem cerca de 500 famílias assentadas em pequenos lotes de terra. Devido a inúmeras dificuldades técnicas e organizacionais, nem todas conseguem utilizá-la como fonte e geração de renda para garantir o sustento e a qualidade de vida.

A comunidade também não possui uma articulação para que a produção e comercialização acessem políticas públicas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Faltam lideranças e informações técnicas.

Com base nessas informações e em proposta construída com a comunidade em encontros anteriores, o “Curso de Mulheres em Movimento” tem como objetivo geral despertar a consciência da mulher camponesa sobre sua importância nas lutas do campo, visando a reforçar suas competências e habilidades para novos desafios organizativos, econômicos e sociais. Para isso, o curso proporciona, primeiramente, um resgate da autoestima da mulher camponesa para que ela reconheça seu valor e a importância de aprofundar seus conhecimentos em vários aspectos. Além desses fatores, o curso oferecerá ferramentas para que essas mulheres fortaleçam seus direitos e trabalhem vários aspectos da produção agroecológica, garantindo a elas o acesso a políticas públicas, gerando desenvolvimento e renda à comunidade.

O curso será oferecido na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), com 20 encontros quinzenais. Ele faz parte de uma das ações previstas no Projeto de Extensão “Revitalização da produção agroecológica das comunidades rurais de Ortigueira”, do Eixo de Recursos Naturais de Telêmaco Borba/Ortigueira. O projeto será coordenado pela profa. Luciana Maestro Borges e conta com a participação da coordenadora de ensino e psicóloga, Danieli de Cássia Barreto e os professores Roberto Martins Souza e Eric Cezar de C. Wlager. O curso terá inicio no dia 21/03, na Escola Municipal do Campo Izaias Rafael da Silva