MULHERES MIL REALIZA A I FEIRA DE SEMENTES CRIOULAS DA VILA RURAL BRILHO DO SOL EM TELÊMACO BORBA
Publicado em
As alunas do Programa Mulheres Mil realizaram no dia 06 de dezembro de 2012 a I FEIRA DE SEMENTES CRIOULAS. A feira de sementes é o início da proposta para o Projeto Vida na Roça que pretende resgatar a identidade camponesa produtora de alimentos saudáveis e com garantia de manutenção das mulheres no campo.
Contou com a presença dos alunos do curso Técnico em Florestas e Técnico e Agroecologia do IFPR. O evento foi organizado pelas gestoras Danieli de Cássia Barreto e Ana Rosa Alves de Oliveira, contando com a colaboração dos professores João Luís Dremiski, Rodrigo Diego Quoos e Eic Walger. A feira teve uma alta diversidade de mudas e sementes de várias espécies alimentícias e frutíferas nativas com o desejo de resgatar a agrobiodiversidade e diminuir os impactos da invasão das espécies florestais exóticas na região.
A feira de sementes crioulas iniciou com o momento de estudo e formação, com a palestra do professor João Dremiski que fez um histórico das feiras realizadas na região e comentou que a soberania de um povo se inicia pelo resgate das suas sementes, fazendo com elas um diálogo de saberes e trocas de experiências, pois algumas famílias daquelas mulheres já realizavam a troca de sementes desde a geração de seus avós. No segundo momento da feira foi realizada uma mística pelas mulheres, que apresentaram textos relacionando as mulheres camponesas e as sementes, pois ambas são responsáveis pela perpetuação da humanidade e da natureza. E ao final as sementes, mudas, flores, frutos, ervas medicinais e artesanatos, foram apresentados aos participantes e assim se realizou a troca de saberes e de produtos.
De acordo com a professora Ana Rosa “a feira superou nossas expectativas, pois a variedade de sementes e mudas expostas para a troca foi muito maior ao que tínhamos planejado. As mulheres compreenderam a atividade e empenharam-se muito para realiza-la”. A equipe do programa agradeceu o apoio da direção e professores do Campus Telêmaco Borba e salientou a importância da parceria com CRAS Jardim Bandeirantes, que na pessoa de seu coordenador Cleverson Silva dos Santos, tem apoiado a proposta deste seu início.