O Contador de Histórias – filme brasileiro é exibido para comunidade externa no Campus Telêmaco Borba – Campus Telêmaco Borba

Cine Clube

O Contador de Histórias – filme brasileiro é exibido para comunidade externa no Campus Telêmaco Borba

Publicado em

Copiado!

Ocorreu, no dia 29 de maio, a exibição do filme “O Contador de Histórias”, dirigido por Luiz Villaça. A oferta foi do projeto Cine Clube: cinema e realidade social no IFPR Campus Telêmaco Borba, sob a coordenação do professor Guilherme Sachs. Nesta oportunidade, o campus recebeu a visita de 25 adolescentes e 03 educadores do Centro de Convivência da Juventude que vieram participar da sessão. Participaram também as turmas de Ensino Médio do campus: primeiro ano de Programação em Jogos Digitais e primeiro ano de Informática para Internet.    

O filme conta a história real de Roberto Carlos Ramos, menino preto pobre que, na década de 70, já se envolvia em pequenos delitos e era considerado irrecuperável por pessoas da FEBEM. Sua história muda quando conhece a pedagoga francesa Margherit Duvas que o adota e, com carinho, atenção e educação transforma suas atitudes. Atualmente, Roberto Carlos é considerado um dos maiores contadores de histórias do mundo.

O coordenador do projeto comenta que “a escolha do filme deve-se à beleza de sua história e sua força em mostrar, a partir de uma história baseada em fatos reais, que a educação e o amor podem transformar vidas”. Ainda, segundo o coordenador, “o fato de Roberto Carlos ter tido sua história mudada por uma pedagoga é sensacional e serve para nos renovar a esperança no potencial transformador da educação, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Topo