Palestra no Câmpus Telêmaco Borba debate a violência contra a mulher no Programa Mulheres Mil / PRONATEC – Campus Telêmaco Borba

Na última sexta-feira, 08 de Agosto, o grupo NEVICOM (Núcleo de Estudos de Violência Contra Mulher) da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), proferiu uma palestra para alunas do programa Mulheres Mil / PRONATEC, no câmpus Telêmaco Borba, do Instituto Federal do Paraná. A palestra abordou temas básicos sobre a dinâmica da violência contra a mulher, perfil dos agressores, o silêncio das vítimas, e a questão dos direitos da mulher frente à opressão de gênero. Várias alunas interagiram com os palestrantes e com os temas levantados.

A preocupação com esse fenômeno é um os objetivos do Programa Mulheres Mil no município que, segundo o coordenador do programa Joel Júnior Cavalcante, encontra-se no lamentável ranking de uma das cidades mais violentas do Brasil com o sexo feminino: 44ª posição, segundo o CEBELA (Centro de Estudos Brasileiros e Latino-Americanos).

A assistente social do IFPR, Fernanda dos Santos, relata que a participação das alunas evidenciou o desconhecimento das mesmas com os direitos de cidadania e proteção recentemente adquiridos, como a Lei Maria da Penha. Outras, ainda, relataram que embora tenham conhecimento sobre os direitos, a falta de estrutura e de profissionais nos municípios dificulta o acesso a essas redes de proteção.  A experiência da palestra denota que a luta das mulheres por cidadania e direitos sociais ainda é um dilema constante de nossa sociedade, devendo ser pauta  prioritária dos direitos humanos e das políticas públicas.