Parcerias que Funcionam: projeto PreservArt e disciplina de Geografia se unem em prol da conscientização sobre a crise climática global – Campus Telêmaco Borba

O Projeto “PreservArt: arte, artesanato, preservação ambiental e diversidade em tempos (pós) pandêmicos”, coordenado pelo professor Guilherme Sachs, e a disciplina de geografia do terceiro ano que compõe os currículos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Informática para a Internet, Automação Industrial e Mecânica, ministrada pelo professor André Tomasini firmaram uma parceria para conscientizar sobre a crise climática global. A atividade ocorreu durante as tardes dos dias 7 e 8 de dezembro.
A integração entre os cursos técnicos e o projeto PreservArt ganhou vida através da criação de um pluviômetro utilizando materiais reaproveitáveis, uma ferramenta essencial na análise das condições climáticas. A atividade não apenas promoveu a aprendizagem prática, mas também destacou a importância de pensar estrategicamente sobre o planejamento urbano diante dos desafios das mudanças climáticas.
Previamente ao dia da construção do pluviômetro, o professor André trabalhou com as três turmas os conceitos e aplicabilidades da Metereologia e da Climatologia.
O professor André enfatizou que “possibilitar que os estudantes confeccionem seus próprios equipamentos de medição de chuva é uma maneira de despertar um interesse ainda maior na compreensão de quão importante é pensar o planejamento das cidades frente aos impactos das mudanças climáticas em curso”.
Os/As estudantes bolsistas e os/as colaboradores/as voluntários/as do @preservart_ envolveram seus colegas em discussões sobre a crise ambiental, proporcionando, em seguida, uma experiência prática ao ensinar a construção do pluviômetro. No encerramento da atividade, os/as alunos/as foram orientados/as a registrar o volume de chuva do mês de janeiro em diferentes regiões da cidade, onde residem. Os dados registrados serão trabalhados, em sala de aula, no retorno das férias em 2024.
O coordenador do projeto PreservArt destacou que, “a atividade prática da construção de um pluviômetro e seu posterior uso, gerando dados para análise, permite um aprendizado muito mais significativo sobre os temas abordados em sala de aula”.

Confira as fotos e vídeos!