Participação de alunos do campus de Telêmaco Borba no evento Paraná faz Ciência – Campus Telêmaco Borba

Participação de alunos do campus de Telêmaco Borba no evento Paraná faz Ciência

Telêmaco Borba é um dos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR) que está participando da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná faz Ciência 2023, que está sendo realizada do dia 06 a 10 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O Paraná Faz Ciência 2023 vai divulgar projetos, protótipos, startups e avanços tecnológicos das mais diferentes áreas de conhecimento, produzidos por todo o sistema de ensino paranaense.
Três alunas do 1º ano, do curso Técnico em Automação Industrial, Emanuely Araújo Silva, Luana Gabrielli da Silva Duarte e Maria Isabel Silva de Proença, coordenadas pela profa. Dra. Cassia Fernanda Yano, participaram do evento com o trabalho “TRAZENDO À LUZ O PAPEL DAS ORGANELAS”.
O estudo das células é um dos tópicos mais centrais dentro da Biologia, e mesmo assim, é frequente a dificuldade de compreensão destas estruturas microscópicas. Com o objetivo de apresentar uma célula de forma mais lúdica, destacando cada organela, e ainda utilizando conhecimentos da área técnica de automação, as três alunas construíram uma maquete de uma célula em que cada organela é iluminada por luz de LED em momentos diferentes. Com o intuito de iluminar cada organela, foram utilizadas fitas de LED que são energizadas por transístores, os quais são comandados por microcontrolador; e o comando do sistema se dá por meio de controle remoto.
O evento estadual, que integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e UEL. Também conta com apoio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e de várias universidades do Estado do Paraná.