Professor Rafael Michelato e seus bolsistas apresentam Banner no I Fórum Permanente de Formação de Professores de Música – Campus Telêmaco Borba

Nos dias 30 e 31 de Maio ocorreu na cidade de Londrina o Fórum Permanente de Formação de Professores de Música, evento realizado pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) e pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), que deflagrou o 34º Festival de Música de Londrina.

O Professor Rafael Michelato, do Câmpus Telêmaco Borba, juntamente com seus bolsistas Rogger Antunes e Nilton Rafael Pinheiro Piedade, apresentaram o Banner “A Formação continuada em Música no IFPR – A possibilidade de Criação de um PIBID-Jr”, onde propõe que alunos do Ensino médio que tenham interesse em cursar graduação em Música, desde que instrumentalizados e supervisionados por professores capacitados, podem auxiliar nos programas de formação continuada de professores em música, desde a criação de atividades, propor reflexões sobre as funções da música na escola, e até mesmo ministrar oficinas práticas para os professores em formação continuada.

Michelato considera que “Eventos como estes são importantes para que os alunos percebam que o IFPR tem pesquisa e extensão significativos para a sociedade, assim como conhecer os grandes nomes da educação musical brasileira”. Estavam presentes no evento o Presidente da ABEM Prof. Drº Luiz Ricardo Silva Queiroz a Presidente de Honra da ABEM Prof. Drª Magali Kleber, coordenadores de cursos de licenciatura em música de várias regiões do Brasil.

O Projeto:

O Projeto “A criação de novas metodologias para o ensino de música no ensino médio – por uma educação musical significativa e adequada a jovens” foi aprovado pela diretoria de pesquisa e extensão do IFPR e hoje conta com 3 Bolsistas, 1 de PIBIC-Jr e 2 de extensão.

Os objetivos do projeto são: pesquisar a educação musical brasileira e latino-americana, visando à criação de novas possibilidades metodológicas para a inserção da música em escolas de ensino médio com atividades eminentemente práticas que sejam voltadas para a musicalização de adolescentes com repertório, abordagem e linguagem adequadas a esta faixa etária, além de ofertar oficinas de formação continuada aos professores da rede estadual de ensino, para que consigam abordar o ensino da música em suas aulas.