Professores desenvolvem projetos interdisciplinares no curso Técnico em Informática – Campus Telêmaco Borba

Como forma de integrar as disciplinas por meio de projetos, os professores do curso Técnico em Informática do IFPR (Campus Telêmaco Borba) desenvolvem atividades pedagógicas com a participação de todo o colegiado nas aulas.

O primeiro momento é enriquecido com debates acerca de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). As experiências vivenciadas pelos alunos representam fator importante para a sugestão de projetos que serão posteriormente desenvolvidos e aplicados. As propostas serão avaliadas e priorizados projetos com foco social.

Segundo relato do professor Rafael Ribeiro, “projetos permitem a transferência do conhecimento adquirido nas aulas. Na pedagogia de projetos os alunos são livres para demonstrarem todo seu potencial, sem limitações. Tanto os bons alunos, como os alunos com dificuldades são beneficiados com os projetos, pois podem usar suas principais habilidades cognitivas para desenvolver a tarefa.”

Para o professor Kloc, “as experiências práticas que envolvem conteúdos distintos e complementares por meio de projetos, possibilitam aos alunos a oportunidade de vivenciar e desenvolver habilidades como: liderança, disciplina, comunicação e trabalho em equipe, proporcionando uma forma complementar no processo de aprendizagem. Neste contexto, a tecnologia representa uma ferramenta a explorar e ser aplicada na sociedade em que o aluno está inserido.”

Participam das atividades os professores Rafael Ribeiro (Programação Visual/Jogos), Gregory (Algoritmos e Estruturas de Dados), Ronaldo Evaristo (Circuitos Elétricos), Rafael Poltronieri (Introdução a Informática), Eduardo Kloc (Análise de Sistemas).