Programa de Orientação Profissional do IFPR (PROIF) divulga dicas para auxiliar os estudantes das séries finais do Ensino Médio Integrado, quanto ao processo de escolha profissional e ingresso no Ensino Superior. – Campus Telêmaco Borba

Definir uma carreira, não é tarefa fácil e geralmente traz sofrimento aos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio. No IFPR, o estudante tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre uma carreira profissional, ao fazer o curso técnico integrado ao ensino médio.
Alguns estudantes, ao encontrarem afinidade com o curso técnico escolhido, vislumbram a possibilidade de dar continuidade aos estudos na área, ingressando no ensino superior. Porém, muitas vezes não possuem clareza de qual curso/profissão relacionada ao curso técnico combina melhor com seus anseios, habilidades e preferências.
Há ainda aqueles que não se identificam com o curso técnico realizado, e se deparam com a situação de traçar novos caminhos profissionais, com a necessidade de conhecer as diferentes áreas e cursos existentes e realizar o processo de reflexão quanto ao curso que mais se adequa ao seu perfil e projeto de vida!
O processo de escolha profissional deve ser pautado em autoconhecimento, amplo conhecimento das profissões e carreiras existentes, com avaliação dos fatores que interferem nesse momento de decisão. É um processo de aprender a escolher.
O Programa de Orientação Profissional (PROIF) realiza ações anualmente em todas as séries do ensino médio integrado para facilitar esse processo de reflexão, mas infelizmente, por conta da pandemia, as atividades foram suspensas. Em meio a uma pandemia, reconhece-se que todo esse processo de reflexão fica ainda mais delicado, dadas as incertezas que a nova realidade traz, gerando angústia e ansiedade nos estudantes.
Diante desse cenário, o PROIF adaptará algumas atividades para auxiliar os estudantes nesse processo, ainda que remotamente.
Estudantes: sem pressão e muitas cobranças, aproveitem o tempo do distanciamento social para conhecer um pouco mais sobre vocês mesmos e para pesquisar sobre as profissões existentes, por meio de nossas dicas!