PROIF promove rodas de conversa virtuais para tratar de temáticas importantes para o futuro profissional dos estudantes! – Campus Telêmaco Borba

Nas duas últimas semanas, algumas rodas de conversa virtuais foram realizadas pelo PROIF (Programa de Orientação Profissional do IFPR), com o intuito de favorecer o autoconhecimento, o conhecimento de aspectos do mundo do trabalho, e contribuir para a formação integral dos estudantes, incentivando-os a participar de projetos de pesquisa/extensão, cursos e eventos científicos.

No período de 27 à 30 de julho, os estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Integrado tiveram um momento de discussão sobre as oportunidades de formação extracurriculares que são ofertadas pelo IFPR.

Por meio de depoimentos de professores convidados, os estudantes puderam compreender a importância de todas as oportunidades existentes de aprendizado e o quanto a participação em projetos de pesquisa/extensão além de eventos científicos são ferramentas valiosas para alcançar o autoconhecimento, que posteriormente facilitará o direcionamento de sua carreira profissional.

Na oportunidade, foram apresentados os projetos existentes no campus e ressaltado que devido ao contexto de pandemia, houve o aumento na oferta de cursos online de instituições com credibilidade, e também de eventos científicos online, favorecendo o enriquecimento do aprendizado dos estudantes.

Já nos dias 03 e 04 de agosto, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os processos seletivos seriados de algumas universidades públicas do Paraná. Nesse momento, além de informações sobre os editais, os estudantes foram convidados a refletir sobre o ingresso ao ensino superior, após a formação técnica.

No total das ações, houve agrande adesão por parte dos estudantes, que avaliaram positivamente as reflexões geradas.