PROIF realiza rodas de conversa com egressos! – Campus Telêmaco Borba

PROIF realiza rodas de conversa com egressos!

PROIF REALIZA RODAS DE CONVERSA COM EGRESSOS!

Nos dias 18 e 19 de agosto e 01 e 02 de setembro, foram realizadas rodas de conversa virtuais com egressos dos cursos técnicos em Automação Industrial, Mecânica, Informática para Internet, Programação de Jogos Digitais.

As rodas de conversa contaram com a participação dos egressos e dos estudantes das 2ª, 3ª e 4ª séries dos cursos técnicos integrados.

Houve a participação de egressos que seguiram em áreas correlatas ao curso técnico escolhido e outros que escolheram áreas diversas, como uma forma dos estudantes perceberem que a formação técnica construída pode colaborar em diferentes áreas de conhecimento e atuação.

Na oportunidade, os egressos relataram como a formação no IFPR contribuiu para suas trajetórias profissionais e acadêmicas, ressaltando as experiências que vivenciaram no ambiente escolar que mais contribuíram para a sua colocação profissional.

Confira o depoimento da  estudante Camilly (3ª série de informática), participante de uma roda de conversa:

Através dessas rodas de conversa ofertadas pelo PROIF com os ex-alunos do curso que faço, é possível ter uma visão das possibilidades que decorrem ao final do curso, tanto no caso de seguir a área do curso propriamente dito (na escolha da graduação), quanto optar por outra área. Em ambos os casos, a experiência compartilhada por eles é de muita valia, desde como foi ficar longe da família tendo que viver em outra cidade, até mesmo no desenvolvimento dentro da graduação (adaptação a quantidade de matérias, matérias parecidas com as vistas no curso, aprendizado do curso que contribuiu não só na graduação, mas também no dia a dia) Enfim, poder perceber que mesmo que a escolha profissional seja em outra área, os assuntos vistos no curso não são desperdiçados, mesmo que de uma forma indireta, eles ainda podem acrescentar um conhecimento ou suporte a carreira que pretende-se seguir.

As próximas ações do PROIF incluem um “Tutorial para a escolha profissional”  e um minicurso “Elaboração de currículo, postura profissional e busca de oportunidades”, a serem executadas com apoio da ferramenta google sala de aula.