Realizado no IFPR-TB o primeiro curso de extensão “Colheita Florestal para Jovens” – Campus Telêmaco Borba

No último final de semana (22 e 23 de junho) foi realizado no IFPR Câmpus Telêmaco Borba o primeiro curso de extensão “Colheita Florestal para Jovens”, uma parceria entre o Laboratório de Florestas (IFPR), o Laboratório de Abastecimento e Mecanização Florestal (LAMEC) da UFPR e a empresa Klabin S.A.

O curso, ministrado pelo prof. Renato Robert do LAMEC/UFPR e bolsistas do laboratório, teve como objetivo proporcionar aos alunos dos cursos técnicos integrado em florestas e mecânica uma iniciação ao conhecimento sobre mecanização florestal e colheita da madeira, sob a perspectiva da realidade florestal regional, além de apresentar e utilizar softwares de realidade virtual para a operação de equipamentos florestais.

Durante a realização da atividade, os participantes tiveram a oportunidade de visitar as instalações da área de manutenção de máquinas florestais da Klabin, onde conheceram de perto um processador Harvester e seu funcionamento, sob o acompanhamento do Supervisor Osier Almeida.

As professoras Adriana Santos e Adriana Biassio do Laboratório de Florestas do IFPR Câmpus Telêmaco Borba, organizadoras do curso, ressaltam a importância da integração de conhecimentos entre os cursos técnicos de mecânica e florestas, bem como a importância da integração entre Instituto, Universidade e Empresa, para uma melhor qualificação profissional dos futuros técnicos.

A realização do segundo curso de “Colheita Florestal para Jovens” está prevista para os dias 17 e 18 de julho.