Servidores do IFPR Campus Telêmaco Borba participam de formação pedagógica – Campus Telêmaco Borba

Servidores do IFPR Campus Telêmaco Borba participam de formação pedagógica

Entre os dias 09 e 10 de novembro foi realizada no IFPR Campus Telêmaco Borba a formação pedagógica 2021 para todos os servidores do campus. A abertura foi realizada pelo diretor geral professor Rafael Poltronieri, que destacou a importância deste momento de formação na comunidade acadêmica. Em seguida o diretor de planejamento e administração Rubens Felipe Ribeiro apresentou para os servidores as reformas e projetos concluídos durante o período de pandemia e comentou sobre o cenário econômico atual.
O diretor de ensino, pesquisa e extensão professor Leandro Baran deu sequência na formação, apresentando os novos servidores que tomaram posse e, abordando os seguintes temas: reserva de salas e laboratórios; distribuição das salas; calendário de Eventos do Campus; planos de Ensino (PLANIF); plano de Trabalho Docente (PTD – PLANIF).

A SEPAE (Seção e de Assuntos Estudantis), abordou o tema: Como sermos acolhedores sem ignorar a dureza do que estamos vivendo? ministrado pela psicóloga Danieli de Cássia Barreto Goessler. Foram discutidas estratégias de acolhimento diante do panorama de muitas perdas, dificuldades financeiras e de aprendizagem que os estudantes enfrentaram durante a pandemia, ressaltando a necessidade de espaços de fala e integração social.

Também a SEPAE em conjunto com o NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas),  coordenado pela professora Carla Cristina Gaia dos Santos abordaram os temas: Casos especiais que necessitam de acompanhamento, adaptações e/ou flexibilizações  e Preenchimento PTE.

No segundo dia o diretor Rubens apresentou Orientações da Comissão Local de enfrentamento contra a COVID-19. A professora Mariana Ciminelli Maranho, coordenadora da  Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia comentou a respeito da reestruturação do curso. O Alceri Pinto Moreira, responsável pela Seção de Gestão de Pessoas falou sobre a organização das férias docentes e dúvidas sobre SIGEPE e, por fim, o diretor Leandro apresentou o  Calendário Acadêmico, datas e prazos importantes, ciclos dos componentes curriculares, proposta de recepção para os estudantes e a divisão das turmas.