Servidores participam de evento de Capacitação na V Semana Nacional do Livro e da Biblioteca – Campus Telêmaco Borba

No dia 24 de outubro os servidores do Campus Telêmaco Borba participaram de evento de Capacitação. A palestra foi proferida pelo Professor e Escritor Dr. Paulo Cesar Venturelli durante a V Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Com o tema: “A leitura do literário em tempos de crise”, Paulo Venturelli defendeu que a leitura do texto literário, por utilizar a palavra em estado poético, aguça a intuição, a sensibilidade e a criatividade. O escritor enfatizou a necessidade de um projeto de vida que vá para além da acumulação de capital e que se abra também para além do trabalho, e coloca a literatura e a arte, de modo geral, como meio para se repensar a vida. Venturelli defendeu que o grande projeto de uma escola é transformar seus estudantes em leitores e explicou como a inserção do texto literário nas aulas das mais diversas disciplinas pode enriquecer o tema tratado, estimular a reflexão crítica dos estudantes e ainda criar um repertório de leitura. Para ele, ainda, é necessário quebrar certos padrões que enquadram e/ou rotulam os estudantes como “bons” ou “ruins” e compreender que a “inteligência se aprende”, e a leitura é o caminho que abre o sujeito para o diferente e o desperta para novos saberes.
O palestrante deixou uma lista de livros que “podem iniciar o processo de leitura para uma vida”, confira: Aqui!