Notícias

V Ciclo de Debates Cultura, Identidades e Gênero e I Semana da Consciência Negra do IFPR Campus Telêmaco Borba promovem reflexão e celebração

Publicado em

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPR) – Campus Telêmaco Borba encerrou, na sexta-feira (24/11), o V Ciclo de Debates Cultura, Identidades e Gênero e a I Semana da Consciência Negra. Os eventos ocorreram de maneira conjugada entre os dias 20 a 24 de novembro, proporcionando uma série de atividades que buscaram promover a reflexão e a celebração da cultura afro-brasileira.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFPR Campus Telêmaco Borba foi o responsável pela organização da semana, que contou com uma programação diversificada e envolvente. Dentre as atividades realizadas, destacam-se rodas de conversa sobre cientistas negros/as, concurso de desenho, cine clube, oficinas sobre racismo estrutural no Brasil, produção de quebra-cabeças de conscientização, disponibilização de caixa de desabafo sobre racismo, momento de jogo de mancala, oficina cultural de capoeira e maculelê, além de palestras e videoconferências.

Guilherme Sachs, vice-coordenador da semana, expressou a importância do evento para o Neabi do campus, destacando que “a semana foi uma grande conquista, sendo um pontapé inicial para que todos os anos possamos ter esse momento mais específico e concentrado para refletirmos sobre a construção de uma sociedade antirracista”.

A coordenadora do evento, Marily Aparecida Benicio, ressaltou que, “embora a semana seja fundamental para celebrar e destacar a luta e as conquistas da comunidade afro-brasileira, é necessário enfatizar que a reflexão e a promoção de uma sociedade antirracista devem ser um trabalho constante ao longo do ano, não se limitando apenas a esse período”.

O sucesso da V Ciclo de Debates Cultura, Identidades e Gênero e I Semana da Consciência Negra do campus reforça o compromisso da instituição em promover a diversidade e incentivar a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde a pluralidade de culturas e identidades seja valorizada e respeitada.

Confira as fotos das ações!