Venha participar do Curso de Extensão: Gênero, Espaços das Armas e Cinema – Os participantes receberão certificado! – Campus Telêmaco Borba

Notícias

Venha participar do Curso de Extensão: Gênero, Espaços das Armas e Cinema – Os participantes receberão certificado!

Publicado em

Copiado!

O presente curso de extensão, aberto à comunidade, está articulado com o projeto de pesquisa “A(s) Biografia(s) de Célia Sanchez: a construção de uma heroína e de um ideal de feminilidade em Cuba”, e tem como finalidade incluir os discentes e comunidade nas reflexões sobre gênero e espaços das armas, tendo como foco principal a América Latina.
A proposta visa organizar um espaço de debate sobre a problemática, e tem como objetivo central compreender como historicamente os espaços das armas são construídos como identificadores de um ideal de masculinidade. Para alcançar tal objetivo serão realizadas atividades de leitura de textos sobre história, gênero e espaços das armas, e a exibição de filmes. Em cada seção cinematográfica será realizado um debate sobre as masculinidades e as feminilidades no espaço das armas. Vale destacar, que o cinema é um espaço da reprodução de um ideal de masculinidade, sendo as armas e a violência física identificadores desse ideal.
Ao longo do século XX, o cinema apresentou um ideal de masculinidade, identificado com a violência. E as mulheres tendem a ser excluídas desses espaços. Entre os resultados e as contribuições objetivadas destaca-se o debate em torno da problemática: gênero e os espaços das armas. Essa reflexão permite problematizar o estabelecimento das relações de gênero a partir das relações de poder, compreendendo o cinema como parte desse processo. Portanto, criar-se-á um espaço cultural (considerando que não há cinema em Telêmaco Borba), bem como, um lugar de debate e reflexão, sobre uma problemática que permeia o debate político atual.

Topo