Uma semana dedicada à Extensão, Pesquisa e Inovação em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Uma semana dedicada à Extensão, Pesquisa e Inovação em Curitiba

A partir desta quarta-feira (21), o Câmpus Curitiba dá início a uma extensa programação que promove as atividades de extensão, pesquisa e inovação desenvolvidas por estudantes e professores e a integração com a comunidade. Trata-se de dois eventos de caráter científico, a III Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica e a I Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH), e da Mostra de Cursos 2013, que este ano apresenta os 25 cursos técnicos e 2 cursos superiores que serão oferecidos pela unidade em 2014.

A III Jornada de Iniciação Científica é um evento promovido pelo Comitê de Pesquisa e Extensão do Câmpus Curitiba. Tem como objetivo divulgar a produção científica de estudantes e servidores do IFPR e de outras instituições de educação profissional e tecnológica em projetos de pesquisa, extensão e inovação. Com o tema “Educação profissional: relações com a pesquisa, extensão e inovação”, busca aproximar estudantes, professores, servidores e integrantes da comunidade externa das discussões referentes ao ensino, à pesquisa, à inovação e à extensão. “A Jornada é também um espaço de integração entre esses estudantes, docentes e demais profissionais que atuam na educação profissional e tecnológica”, afirma o professor Vilmar Fernandes, coordenador desta edição da Jornada.

A programação tem início na manhã desta quarta-feira (21), a partir das 08h20. Logo após à abertura oficial, será realizada a palestra “Colonialismo e racialização da educação tecnológica”, ministrada pelo professor Ivo Pereira de Queiroz, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Às 14h30, tem início a palestra “Importância do fator de impacto, do índice H e do Currículo Lattes”, ministrada pela bibliotecária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paula Carina de Araújo. A programação das apresentações orais têm início às 15h30. Para conferir os horários, basta acessar o blog da III Jornada de Produção Científica do IFPR.

No segundo dia de evento, há a continuação das apresentações orais iniciadas no dia anterior. Às 10h, será realizada a palestra “Importância do Periódico Indexado e do Currículo Lattes”, ministrada pela bibliotecária da UFPR, Angela Pereira de Farias Mengatto. Às 15h, será realizada a palestra Propriedade Intelectual, com o professor Dario Eduardo Amaral Dergint, professor associado da UTFPR. A última palestra do evento será proferida pela professora Nanci Stancki da Luz, da UTFPR, que versará sobre “Gênero e Educação”. A abertura da seção de pôsteres está programada para às 11h.

Dos 68 trabalhos inscritos no evento, 38 serão apresentados de forma oral e 30 na forma de pôster. Além dos trabalhos apresentados pelos estudantes e servidores do IFPR, há aqueles provenientes dos institutos federais em Santa Catarina e de colégios estaduais que oferecem cusos de educação profissional e tecnológica em Curitiba.

Produtos inovadores são apresentados à comunidade

Concomitantemente à III Jornada de Produção Científica, o Câmpus Curitiba realiza a I Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH). A Feira é uma iniciativa da Diretoria de Empreendedorismo Inovador (DEMPI), ligada à pró-reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) e tem como objetivo promover os projetos que apostam na inovação tecnológica e no desenvolvimento de produtos inovadores elaborados pelos câmpus. É também uma forma de incentivar a cultura do empreendedorismo inovador na instituição.

Em Curitiba, serão apresentados nove projetos, que podem ser conferidos no blog da III Jornada de Produção Científica e Tecnológica. Durante o mês de agosto, a IFTECH é realizada em onze câmpus do IFPR, sempre como parte integrante da programação da Mostra de Cursos. Os melhores trabalhos de cada unidade serão apresentados no II Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação (SEPIN) do IFPR, que acontece entre os dias 29 e 31 de outubro, em Paranaguá.

Mostra de cursos

Na sexta-feira (23) e no sábado (24), o Câmpus Curitiba realiza a Mostra de Cursos 2013. O evento acontece na unidade João Negrão (Rua João Negrão, 1285), das 09h às 21h na sexta e das 09h às 18h no sábado. O evento é gratuito e aberto ao público. Não é necessária a realização de inscrições para a visitação.

Mais informações sobre as Mostras de Cursos realizadas pelos câmpus do IFPR no mês de agosto podem ser encontradas no hotsite www.ifpr.edu.br/mostra/.