Umuarama sedia simpósio que discute Tecnologia, Educação e Software Livre – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Umuarama sedia simpósio que discute Tecnologia, Educação e Software Livre

Nos dias 06 e 07 de outubro será realizado, em Umuarama, o I Simpósio IFPR de Tecnologia, Inovação, Educação e Software Livre (SITIES). O evento pretende discutir com profissionais e estudantes da área de Tecnologia a “aplicação de tecnologia e novas práticas na escola utilizando o software livre”. A abertura será na noite de quinta (06), a partir das 19h.

A programação, composta por mesas-redondas, palestras e oficinas, está concentrada especialmente na sexta-feira (07) em que as atividades iniciam às 9h e terminam às 21h. Há alojamento disponível para os estudantes inscritos no evento.

O simpósio é gratuito e conta com uma ampla Comissão Científica, composta por professores, técnicos e profissionais ligados à área de Informática. As inscrições estão abertas desde o dia 15 de setembro e podem ser realizadas no site do evento:  https://eventos.ifpr.edu.br/sities/.

O evento

O Simpósio apóia e incentiva o desenvolvimento, pesquisa, aplicação e Inovação da área de Tecnologia e Informática utilizando ferramentas cuja filosofia seja Software Livre. Dentre os temas abordados estão: Sistemas Operacionais , Redes de Computadores, Design e Web Design, Ensino/Aprendizagem com Software Livre, Produtividade com Software Livre, Segurança em redes sem fio, Formato de documentos abertos, Programação e desenvolvimento de sistemas e Desenvolvimento de Jogos.

Além de ser incentivada pelo Governo Federal, a adoção do software livre depende do envolvimento de técnicos e docentes, e de sua utilização dentro de instituições de ensino. Há ações recentes e isoladas, mas a Comissão Organizadora do  Simpósio defende que o intercâmbio de experiências é essencial para unificação das áreas de Tecnologia nas instituições e também para divulgação de boas ideias e aplicações.  Em síntese, a intenção do Sities é de motivar, capacitar e nivelar conhecimento dos envolvidos: estudantes, professores e demais profissionais para que toda a sociedade possa sair ganhando.

I Simpósio IFPR de Tecnologia, Inovação, Educação e Software Livre (SITIES)

Início: 06/10/2011 (quinta-feira) – 19h

Término: 07/10/2011 (sexta-feira) – 21h