Editora do IFPR fará o lançamento de livro sobre Umuarama – Campus Umuarama

publicação

Editora do IFPR fará o lançamento de livro sobre Umuarama

Na próxima sexta-feira (23), às 14h, a Editora do IFPR fará o lançamento do livro “Vozes dos Silêncios de Umuarama: uma proposta interdisciplinar contemporânea na EPT”, no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama.

A obra foi escrita por estudantes do 3º e 4º ano de Arquitetura e Urbanismo do  Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Umuarama, e organizada pelas professoras Máriam Trierveiler Pereira e Juliana Cavalaro Camilo. O evento faz parte das comemorações pelo aniversário de 68 anos da cidade de Umuarama.

A obra

A proposta do livro surgiu nas discussões do colegiado do curso durante a pandemia de covid-19, onde os docentes estavam organizando estratégias para o ensino remoto que pudessem também se articular com os outros pilares do ensino superior, a pesquisa e a extensão. Surgiu, assim, a ideia de integrar os componentes curriculares de Estudos Ambientais Urbanos e Paisagismo I em uma atividade que pudesse ser desenvolvida com engajamento pelos estudantes.

Partindo de elementos e teorias vistas em sala de aula, cada estudante deveria pesquisar e escrever até duas páginas da história de um local de Umuarama (PR), ressaltando a importância desse lugar no contexto cultural da cidade.

Além da expressão escrita, os discentes deveriam fazer registros fotográficos de seu olhar sobre o território de estudo. A orientação era lançar luzes ao processo de urbanização e seus efeitos ambientais, ao urbanismo social, à guetização da cidade, à acessibilidade e mobilidade e às leituras do espaço urbano, ampliando o debate sobre a urbe. As informações foram obtidas por registro oral de seus pioneiros e de moradores, ou em leis municipais, ou em documentação jornalística.

Inspiração

O desafio maior da obra era apresentar os textos de uma forma mais poética, lúdica, criativa e com maior proximidade do leitor. Assim, os conteúdos foram escritos em primeira pessoa, tanto em prosa como em versos, assim como a bela poesia de João Cabral de Mello Neto, O Rio. Esse inspirador poema documental conta a trajetória do rio Capibaribe, de sua nascente no sertão, à foz na cidade do Recife.

Portanto, as produções dos discentes do 3º e 4º ano de Arquitetura e Urbanismo compõem um documento histórico original da cidade que os acolhe, dando vozes a ambientes por vezes esquecidos, marginalizados ou desvalorizados pela vida corrida dos seus habitantes.

Que essas vozes ecoem e possam também inspirar outros trabalhos de valorização de localidades, sejam urbanas ou rurais, habitáveis ou inóspitas. Santo Agostinho nos ensinou que “só amamos aquilo que conhecemos”. Conheçamos!