Livros infantis de professores do IFPR Campus Umuarama chegam a bibliotecas do Paraná – Campus Umuarama

publicação

Da esquerda para direita, em pé: avô Amilton (personagem do livro “Mãe, como faz dia e noite?”), Cristiano, Augusto (personagem dos livros “Mãe, como faz… dia e noite, chuva, e luz?”), Elisio e Sofia. Da esquerda para direita, ajoelhadas: Máriam e Kellen.

Na última terça-feira (18), a professora Máriam Trierveiler Pereira, do IFPR Campus Umuarama, fez uma visita à Biblioteca Pública Municipal Mandacaru, de Maringá, onde constatou o recebimento de oito volumes da coleção de livros infantis “Mãe, como faz?” pelo bibliotecário Elisio Custodio Brentan Junior. Os livros estão sendo catalogados e ficarão disponíveis no acervo para consulta e empréstimo pela comunidade.
A coleção de livros infantis é fruto do projeto de pesquisa e extensão “Literando”, coordenado pelo professor Claudio Mangini, também ilustrador das obras, e está sendo distribuída, gratuitamente, para bibliotecas e escolas do Paraná.

Até o momento, todas as bibliotecas dos campus do IFPR já receberam as coleções, assim como as bibliotecas públicas de Maringá, Londrina e São José dos Pinhais. A impressão da coleção foi financiada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Umuarama.

LITERATURA PARA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA

Na ocasião da visita, o bibliotecário Elisio ressaltou que “no Brasil, a maioria das pesquisas desenvolvidas é oriunda de recursos públicos. É bastante satisfatório saber que a pesquisa, aliada com o ensino e a extensão, resultou em uma coleção tão potente e necessária como “Mãe, como faz…”, que além de tudo, reúne a publicização da ciência e a literatura”. A coleção, voltada para o público infantil de 4 a 10 anos, explica, de forma científica, aspectos naturais e tecnológicos, despertando nos pequenos leitores a curiosidade pela ciência.

Segundo a autora, Máriam Trier, “os textos tentam aproximar o público infantil do universo dos cientistas, e para isso, usei personagens reais da minha família para contarem as histórias”.

“Não sei quem escolheu o nome da coleção, mas também me sinto contemplado com esta escolha. Acredito que para a maioria de nós, a mãe acaba sendo a nossa primeira e mais querida professora”, concluiu Elisio, que coordena a equipe da biblioteca composta pelos servidores administrativos Cristiano de Macedo Machado e Kellen Teixeira, a estagiária Sofia Bego Zuniga, mais dois estagiários e duas servidoras operacionais.

A biblioteca, cujo nome oficial é “Professora Tomires Moreira de Carvalho”, foi inaugurada em 11 de agosto de 1987, e possui um acervo constituído por mais de 17.000 exemplares, com enfoque em literatura adulta e infantojuvenil, mas também abrangendo outras áreas do conhecimento, assim como periódicos (gibis, revistas e jornais), e materiais audiovisuais, audiolivros e jogos diversos. A biblioteca desenvolve diversas atividades e projetos que envolvem a comunidade, tanto em período escolar como nas férias.