inclusão

Tenho um aluno surdo, e agora?

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Servidores participantes

No dia 30 de maio, aconteceu o Workshop de Libras intitulado “Tenho um aluno surdo, e agora? A ação foi realizada pela equipe de Libras do Campus Umuarama (Intérpretes Mayra Cortonezi, Katiane Demondes, Tiago Merinho Gibert e professora de Libras, Elaine Tótoli) com o apoio do NAPNE e SEPAE.

No Workshop foram realizadas dinâmicas trabalhando a empatia dos servidores frente aos desafios enfrentados pelo estudante surdo, tradutor Intérprete de Libras e professor regente, durante a interpretação de conteúdos complexos e abstratos.

Também foi realizado esclarecimentos acerca do processo educacional dos surdos e apresentadas sugestões de avaliações adaptadas, metodologias diferenciadas que respeitam a modalidade espaço visual da língua Brasileira de Sinais (Libras) e cultura surda. A ação visou contribuir com a práxis dos servidores e com efetiva inclusão. Contou também com a participação do TAE, Júnior Castilho, que fez esclarecimentos acerca da Resolução n° 50 e do Técnico de Laboratório,
Cremilton Gonçalves Fernandes que abordou o tema “Slides adaptados”
auxiliando os docentes na produção de slides que respeitem as especificidades de discentes com Baixa Visão, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Ansiedade entre outros. Tais adaptações são importantes, pois favorecem o aprendizado tanto de estudantes com necessidades específicas quanto aos demais.

Professora Patrícia Gomes (Ciências Biológicas), professor Netúlio Alarcon Fioratti
realizando atividade de interpretação consecutiva, assistidos pela intérprete Mayara
Cortonezi.
Servidores (IFPR) participando do Whorkshop “Tenho um Aluno Surdo, e agora?”
Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) Júnior Cézar Castilho abordando a Resolução no
50.
Professora Joice Ronquim, coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, abordando
acerca de qual é a iluminação adequada para boa visibilidade dos conteúdos pelo aluno
surdo.
Convite enviado aos servidores.