União da Vitória comemora chegada do Instituto Federal do Paraná – Instituto Federal do Paraná

União da Vitória comemora chegada do Instituto Federal do Paraná

Um grupo de aproximadamente 130 crianças união-vitorienses, entre 5 e 10 anos, estudantes das escolas municipais da região,  acompanhou nesta segunda-feira, dia 08 de julho, a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Câmpus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná. Além das crianças, seus professores e muitos membros da comunidade prestigiaram o evento, que também contou em sua programação com a assinatura da ordem de serviço que autoriza oficialmente o início das obras na unidade.

O reitor Irineu Colombo iniciou seu discurso após incentivar a animada resposta de “boa tarde” das crianças presentes. “Neste terreno iniciaremos a construção de um edifício. Para ser efetivamente uma escola, precisaremos que os jovens da região e mesmo cada um de vocês, obviamente daqui algum tempo, após completar o nono ano, venham estudar aqui. Também será necessário servidores públicos, que iremos contratar por meio de processos seletivos para docentes e técnicos. Cada câmpus terá, de acordo com o Ministério da Educação, 45 técnicos e 60 professores que irão ministrar aulas em cursos técnicos e superiores de acordo com as indicações da comunidade”, destacou. O professor Irineu Colombo também lembrou que o indicativo preliminar do levantamento empreendidos pela equipe do IFPR aponta que o IFPR irá ofertar o curso de Licenciatura em Física em União e  que o câmpus estimulará o desenvolvimento local. “Geralmente ao redor dos câmpus surgem loteamentos, lojas e diferentes tipos de comércio. Nós queremos que União da Vitória abrace a causa do Instituto Federal,  utilize seus espaços de convivência e as futuras instalações”.

Os deputados Assis do Couto e Nelson Padovani também acompanharam o evento, destacando o envolvimento político que foi necessário para que o município fosse contemplado com um câmpus do IFPR. Já o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, lembrou que a vinda do Instituto para o município é uma luta que começou ainda em 2007. “Uma comissão do nosso município foi até o gabinete do então Ministro da Educação para reivindicar a construção. Naquele momento não conseguimos. Mais em 2012, com outros esforços, bem como a participação do ex-prefeito Carlos Alberto Juco Jung, que comprou o terreno e doou para o IFPR, e o apoio decisivo da Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, conseguimos trazer essa realidade para nossa região”, comentou. “Sem educação não poderemos criar as oportunidades de desenvolvimento que a nossa região precisa”, destacou  Ilkiv.

Já a professora Patrícia Bortoloni, diretora geral do Câmpus União da Vitória destacou que cinco cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)  já tiveram início no município em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São eles: operador de computador,  bovinocultura do leite, montador e reparador de computadores,  horticultor orgânico e reciclador. Os alunos e professores do curso de Reciclador estiveram na apresentação do plano diretor, realizada no Cine Teatro Luz, também na segunda a noite. “O IFPR já está em União da Vitória”, enfatizou Patrícia Bortolini, “e em 2015 iniciaremos as atividades com quatro turmas de cursos técnicos, duas de ensino médio integrado e duas de Proeja (Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos), além de uma Licenciatura, essencial para formar professores que poderão atuar em Santa Catarina e no Paraná”.

Durante a apresentação do plano diretor, o arquiteto Álvaro Komiya, da Proplan, explicou como o IFPR está planejando as obras para a consolidação do câmpus no município. Tanto a diretora Patrícia Bortolini, quanto Álvaro Komiya, destacaram que as obras iniciam com a construção de um edifício que irá, em um primeiro momento, concentrar as atividades pedagógicas, administrativas, os espaços de convivência e a biblioteca da unidade. Também está prevista a construção de um ginásio para a prática esportiva. Em seguida, com a edificação de um novo bloco, as atividades didáticas ficaram concentradas nesta área. Após a apresentação, o reitor Colombo enfatizou “A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica reúne 38 Institutos Federais. Todos seus alunos, de norte a sul do país, são reconhecidos pela sólida formação no ensino médio, que se torna ainda mais robusta com a integração da formação técnica, acrescida de um amplo incentivo à pesquisa e as atividades de extensão”.

Os pró-reitores Bruno Faraco e Gilmar Ferreira, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e de Administração (Proad) também estiveram em União da Vitória. A comissão do IFPR também foi composta pelo professor Joelson Juk, chefe de Gabinete da Reitoria, arquiteta Nara Florido (Proad) e engenheiro Pierre Alves, diretor de Infraestrutura (Proad).

Confira as fotos das solenidades realizadas no futuro câmpus do IFPR em União da Vitória