Publicado em
Você sabe se o seu projeto de Pesquisa, Extensão ou Inovação precisa de cadastro no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (Sisgen)?
Todo pesquisador que, para a execução de sua pesquisa, realiza acesso a patrimônio genético e/ou conhecimento tradicional associado ao patrimônio genético deve obrigatoriamente realizar o cadastro de suas pesquisas realizadas desde 30 de junho de 2000 (conforme Decreto nº 8772/16).
Patrimônio genético (PG) é o conjunto de informações genéticas contidas nas plantas, nos animais e nos microrganismos, no todo ou em suas partes (cascas, folhas, raízes, pelos, penas, peles etc.), estejam eles vivos ou mortos. Também está contido em substâncias produzidas por eles, como resinas, látex de plantas, veneno de animais e substâncias químicas produzidas por microrganismos.
Populações indígenas, comunidades tradicionais e agricultores tradicionais têm sua existência baseada em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais. Ao longo de gerações, esses povos e comunidades têm desempenhado papel fundamental na proteção e manutenção da diversidade biológica. Pelo constante compartilhamento de saberes e experiências, eles adquirem e transferem conhecimentos associados à biodiversidade, chamados de Conhecimento Tradicional Associado (CTA).
O pesquisador deve realizar seu cadastro pessoal na plataforma Sisgen, cadastrar a pesquisa e indicar a instituição (ou instituições) a que está vinculado (O CNPJ do Instituto Federal do Paraná é este: 10.652.179/0001-15).
A habilitação de vínculo institucional será realizada pela Proeppi.
Após a habilitação do vínculo, o pesquisador poderá cadastrar as informações sobre sua pesquisa.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Diretoria de Pesquisa pelo e-mail dipe.proepi@ifpr.edu.br.