VI Encontro do Celif é realizado – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

VI Encontro do Celif é realizado

Nos dias 20 e 21 de outubro foi realizado, de forma remota, o VI Encontro do Celif, promovido pelo Centro de Línguas do IFPR. O evento reuniu servidores da área de Linguagens do Instituto, além de convidados de instituições parceiras, como do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

O evento contou com debates acerca de pesquisas e experiências exitosas na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e de língua portuguesa, diálogos acerca das ações de internacionalização, as quais são ligadas aos cursos de línguas promovidos pelo Celif nos 26 campi do IFPR, e atividade cultural coletiva sobre práticas pedagógicas, guiada pelo clown Benedito, o docente Marcelo Adriano Colavitto.

“As falas contribuíram muito para os próximos direcionamentos do Celif e com nossos grupos de trabalho para revisão e atualização das normativas. Precisamos fortalecer o grupo e o reconhecimento de nossas ações nos campi”, salienta Angélica Tomiello, coordenadora do Celif.

Os próximos passos dos docentes, após o evento, se concentrarão em diferentes grupos de trabalho para repensar, rever e atualizar a Resolução nº 65/2017 de criação do Celif; a Política Linguística do IFPR – em todos os âmbitos da linguagem e não somente relacionado ao ensino de línguas estrangeiras; os PPCs de Referência utilizados nos cursos de Formação Inicial e Continuada propostos pelo Celif; além de um grupo para trabalhar com projetos e propostas relacionadas aos convênios já existentes na instituição com perspectivas de internacionalização tanto para alunos quanto para docentes.

Por fim, um grupo institucional de estudos sobre o ensino de línguas e suas metodologias será formado. O trabalho dos docentes iniciará em 2023, com o objetivo de fortalecer o Centro enquanto um centro de referência no que diz respeito ao ensino das diferentes linguagens abarcadas na instituição.